A VEGETARIANA: protagonista sem lugar de fala
romance da sul-coreana Han Kang, vencedor do Man Booker International Prize
essa resenha foi originalmente publicada no extinto Medium da salvo, em outubro de 2020.
โ๐๐ฐ๐ช ๐ต๐ถ๐ฅ๐ฐ ๐ต๐ขฬ๐ฐ ๐ณ๐ฆ๐ข๐ญ. ๐ ๐ด๐ฆ๐ฏ๐ด๐ข๐คฬง๐ขฬ๐ฐ ๐ฅ๐ฆ ๐ฎ๐ข๐ด๐ต๐ช๐จ๐ข๐ณ ๐ค๐ข๐ณ๐ฏ๐ฆ ๐ค๐ณ๐ถ๐ข, ๐ฐ ๐ฎ๐ฆ๐ถ ๐ณ๐ฐ๐ด๐ต๐ฐ, ๐ฐ ๐ฃ๐ณ๐ช๐ญ๐ฉ๐ฐ ๐ฅ๐ฐ๐ด ๐ฎ๐ฆ๐ถ๐ด ๐ฐ๐ญ๐ฉ๐ฐ๐ด. ๐๐ข๐ณ๐ฆ๐ค๐ช๐ข ๐ฐ ๐ฅ๐ฆ ๐ข๐ญ๐จ๐ถ๐ฆฬ๐ฎ ๐ฒ๐ถ๐ฆ ๐ค๐ฐ๐ฏ๐ฉ๐ฆ๐ค๐ช ๐ฑ๐ฆ๐ญ๐ข ๐ฑ๐ณ๐ช๐ฎ๐ฆ๐ช๐ณ๐ข ๐ท๐ฆ๐ป, ๐ฎ๐ข๐ด ๐ค๐ฐ๐ฎ ๐ค๐ฆ๐ณ๐ต๐ฆ๐ป๐ข ๐ฆ๐ณ๐ข ๐ฎ๐ฆ๐ถ ๐ณ๐ฐ๐ด๐ต๐ฐ. ๐๐ถ๐ฆ๐ณ๐ฐ ๐ฅ๐ช๐ป๐ฆ๐ณ, ๐ฑ๐ฆ๐ญ๐ฐ ๐ค๐ฐ๐ฏ๐ต๐ณ๐ขฬ๐ณ๐ช๐ฐ, ๐ฑ๐ข๐ณ๐ฆ๐ค๐ช๐ข ๐ต๐ฆฬ-๐ญ๐ฐ ๐ท๐ช๐ด๐ต๐ฐ ๐ต๐ข๐ฏ๐ต๐ข๐ด ๐ท๐ฆ๐ป๐ฆ๐ด, ๐ฎ๐ข๐ด ๐ฏ๐ขฬ๐ฐ ๐ฆ๐ณ๐ข ๐ฎ๐ฆ๐ถ ๐ณ๐ฐ๐ด๐ต๐ฐ. ๐๐ช๐ง๐ชฬ๐ค๐ช๐ญ ๐ฅ๐ฆ ๐ฆ๐น๐ฑ๐ญ๐ช๐ค๐ข๐ณ. ๐๐ณ๐ข ๐ง๐ข๐ฎ๐ช๐ญ๐ช๐ข๐ณ ๐ฆ ๐ฅ๐ฆ๐ด๐ค๐ฐ๐ฏ๐ฉ๐ฆ๐ค๐ช๐ฅ๐ฐ ๐ข๐ฐ ๐ฎ๐ฆ๐ด๐ฎ๐ฐ ๐ต๐ฆ๐ฎ๐ฑ๐ฐโฆ ๐๐ด๐ด๐ข ๐ด๐ฆ๐ฏ๐ด๐ข๐คฬง๐ขฬ๐ฐ ๐ณ๐ฆ๐ข๐ญ ๐ฆ ๐ฆ๐ด๐ฒ๐ถ๐ช๐ด๐ช๐ต๐ข, ๐ต๐ฆ๐ณ๐ณ๐ช๐ท๐ฆ๐ญ๐ฎ๐ฆ๐ฏ๐ต๐ฆ ๐ฆ๐ด๐ต๐ณ๐ข๐ฏ๐ฉ๐ข.โ
este รฉ um dos sonhos contados pela nossa protagonista, Yeonghye. aliรกs, รฉ sรณ assim, pelo inconsciente, que a voz dela vem ร tona no livro. sem lugar de fala na prรณpria vida, a histรณria dela รฉ contada em trรชs atos: o primeiro narrado pelo marido, o segundo pelo cunhado e o รบltimo pela irmรฃ.
o conflito โ juntando todas as pontas da famรญlia โ comeรงa quando Yeonghye decide parar de comer, cozinhar e servir carne, motivada e angustiada por uma sรฉrie de pesadelos.
achei um livro violento.
a violรชncia se dรก nรฃo sรณ por este sequestro de identidade, mas tambรฉm pelas relaรงรตes sexuais unilaterais, palavras e gestos, como o de enfiar carne goela abaixo.
tambรฉm รฉ um grito de liberdade.
tirar o sutiรฃ, baixar a blusa, nรฃo falar, nรฃo comer. รฉ uma maneira de nรฃo fazer o que se espera dela e de experimentar a liberdade total, uma vez que ninguรฉm entende o seu significado.
รฉ deixar de pertencer.
ela nรฃo pertencia aquele meio e, por uma motivaรงรฃo, decide desligar o fio que a liga ร exigรชncia de fazer parte a uma sociedade que, por razรตes pessoais, deixa de fazer sentido. ela rompe.
a decisรฃo, pessoal e intransferรญvel, sobre o que comer e o que nรฃo comer vira assunto de famรญlia. todos se sentem no direito de entender a escolha, julgar e determinar se a decisรฃo รฉ vรกlida ou nรฃo! para entender este nรบcleo, vamos conhecรช-los. vou pedir uma licenรงa poรฉtica de nรฃo apresentรก-los pelos nomes, apenas pela funรงรฃo โsocial/familiarโ, como forma de protesto. uma vez que tiraram a identidade dela, tiro os seus nomes.
em junho de 2022, divulgamos um episรณdio no podcast ex-libris sobre esse livro. confira:
PARTE 1 โ A vegetariana
o primeiro ato รฉ narrado pelo marido. achava que nรฃo passaria da primeira pรกgina quando li:
โ Acabei me casando porque ela nรฃo tinha nenhum charme especial, e tambรฉm por nรฃo ter notado defeitos muito gritantes. Uma personalidade dessas, sem frescor, brilhantismo ou refinamento, me deixa CONFORTรVEL.
whaaat? pensei: e agora? como vou participar do clube de leitura da salvo sem ler o livro. nรฃo vou conseguir ouvir este tipo de visรฃo sobre a mulher (atรฉ porque, piora), imediatamente pensei que esta indignaรงรฃo era positiva em mim, revela que este tipo de comportamento jรก nรฃo passa despercebido e impune. sigamos.
a todo tempo, Yeonghye รฉ julgada, comparada e criticada mentalmente pelo marido. ele quer alguรฉm apenas para satisfazer os prรณprios caprichos. ele nรฃo se questiona o porquรช da mulher ter parado de comer carne, ele questiona o motivo de ela ter feito isso com ele. com ele? sim, autocentrado, ego, superego e id voltados para o umbigo.
PARTE 2 โ A mancha mongรณlica
este ato รฉ narrado pelo cunhado, marido da irmรฃ mais velha. tudo que o marido despreza em Yeonghye รฉ maximizado aos olhos do segundo narrador. ele tem um desejo por ela, ou melhor, pela mancha mongรณlica que ela carrega como marca de uma infรขncia que nunca findou, nas nรกdegas. a possibilidade deste sinal, que deveria desaparecer na idade adulta, ainda estar no corpo dela o deixa fascinado. vira obsessรฃo e inspiraรงรฃo para o cunhado, que รฉ artista. ainda que ele a elogie na descriรงรฃo, ainda assim provoca desconforto, porque tambรฉm a coloca numa posiรงรฃo de serva ao bel prazer, dele.
PARTE 3 โ รrvores em Chamas
a irmรฃ mais velha narra a รบltima trajetรณria do livro. Yeonghye estรก cada vez mais conectada ร natureza e desumanizada, a vida รฉ um fardo. a condiรงรฃo humana oferecida a ela nรฃo cabe mais em seu corpo. neste capรญtulo, a irmรฃ faz uma mea culpa e nos narra momentos da infรขncia das duas.
neste trajeto, no meio da floresta, descobrimos que as duas gostavam de respirar uma atmosfera longe de casa. a natureza virava um refรบgio. e a prรณpria irmรฃ, ao ficar diante dos traumas, se pergunta se ela tambรฉm nรฃo poderia ter virado a vegetariana, vegetal, a irmรฃ.
e, a partir da desumanizaรงรฃo de Yeonghye, a irmรฃ faz uma sรฉrie de questionamentos a respeito das prรณprias escolhas: marido, profissรฃo, estilo de vida. a vegetariana provoca uma reflexรฃo generalizada, ao decidir romper com a jaula imposta a ela enquanto menina, mulher, filha e esposa na sociedade sul-coreana, mas, segundo a prรณpria autora, sรฃo posiรงรตes universais.
protagonista sem lugar de fala
uma das maiores violรชncias รฉ ter o direito de se expressar usurpado. Yeonghye nem tenta mais falar, porque sabe o seu dizer nรฃo รฉ ouvido. nรฃo ร toa, sรณ se manifesta em sonho, porque o inconsciente nรฃo se cala.
paralelo com Dostoiรฉvski
Yeonghye me lembrou uma protagonista de Dostoiรฉvski, Nastรกcia Filรญppovna. o rompimento de Nastรกcia com o que se esperava dela causa um reboliรงo ao longo das 700 pรกginas do romance โO idiotaโ, de 1869.
assim como Yeonghye, conhecemos passado e futuro de Nastรกcia por meio das falas e julgamentos alheios. como nos sonhos de Yeonghye, Nastรกcia manifesta seus sentimentos mais profundos por meio de cartas.
150 anos separam duas protagonistas sem lugar de fala, mas com impacto profundo por onde passam.
me chamo Caroline Holder, sou jornalista, editora de Polรญtica e Economia na GloboNews. apaixonada por letras, livros, palavras e podcasts. co-criadora da @salvoconteudo.