cinco anos salvando o que importa
clube de leitura, novidades no threads e esperamos encontrar você na Flip
esse mês seguimos celebrando: são 5 anos de salvo, com mais de 21 mil plays no podcast; 3,6 mil inscrições no clube de leitura; 3,7 mil assinantes na newsletter e quase 200 livros enviados gratuitamente pra leitores de todo o Brasil pelo caixa alta. se ainda não viu, tem um post especial no nosso instagram contando tudo. obrigada por estar com a gente nessa jornada de descobertas.
algumas novidades para contar:
🧵 agora estamos também no threads. por lá, compartilhamos bastidores e novidades quentinhas sobre o mercado editorial e audiovisual.
🎪 vamos para a FLIP! se encontrar a @nastachadeavila por lá, identifique-se como salvete — vai rolar um mimo especial. e ainda dá pra garantir a tote bag da salvo diretamente via pix e apoiar a nossa associação das conversas interessantes.
vem ver o que preparamos na news desse mês:
Toni Morrison foi a primeira mulher negra a ganhar o Nobel de Literatura, em 1993. estamos muito felizes de poder ler uma de suas obras pela primeira vez no clube. O OLHO MAIS AZUL, acompanha a história de uma menina negra de 11 anos que deseja ter olhos azuis para, assim, ser amada e ser aceita. o que poderia soar como um desejo inofensivo revela, na verdade, o impacto brutal do racismo internalizado e dos padrões de beleza impostos. uma leitura sobre identidade, exclusão e o olhar que nos é ensinado a ter, sobre os outros e sobre nós mesmas.
SOBRE O LIVRO
“Uma tentativa de dramatizar a opressão que o preconceito racial pode causar na mais vulnerável das criaturas: uma menina negra.Considerado um dos livros mais impactantes de Toni Morrison, o primeiro romance da autora conta a história de Pecola Breedlove, uma menina negra que sonha com uma beleza diferente da sua. Negligenciada pelos adultos e maltratada por outras crianças por conta da pele muito escura e do cabelo muito crespo, ela deseja mais do que tudo ter olhos azuis como os das mulheres brancas — e a paz que isso lhe traria. Mas, quando a vida de Pecola começa a desmoronar, ela precisa aprender a encarar seu corpo de outra forma.”
CLUBE DE LEITURA REMOTO
terça-feira, 26 de agosto ⋅ das 20h às 21h
inscreva-se para receber por email o invite do encontro.
PARA COMPRA DO LIVRO: compre pela Amazon com nosso link.
quer adiantar as próximas leituras?
confira os títulos dos clubes em 2025:
setembro | ORAÇÃO PARA DESAPARECER, Socorro Acioli
outubro | O CONTO DA ILHA DESCONHECIDA, de José Saramago
novembro | A ÁRVORE MAIS SOZINHA DO MUNDO, Mariana Salomão Carrara
dezembro | RECESSO DO CLUBE
📚 como funciona nosso clube de leitura
todo mês divulgamos o título do livro para o próximo encontro, você se inscreve de graça e, na data e no horário marcados, realizamos o bate-papo. basta acompanhar se a edição é virtual ou presencial. a conversa é bem informal, tipo uma mesa de bar, vale muito a pena participar.
📱 já faz parte do nosso grupo do telegram?
temos um grupo no Telegram em que você pode ficar por dentro de todos os encontros, bastidores e ter acesso à nossa comunidade de leitoras/es: entre aqui.
a salvo pode dividir uma parte do acervo com você. funciona assim: uma vez por mês, através dessa news, publicamos a lista de livros, novos ou usados. você preenche o formulário indicando o seu preferido: quem responder mais rápido recebe em casa o título que escolheu, pelos correios. lembrando que 50% dos livros são destinados preferencialmente a apoiadores e 50% dos livros são para o público em geral. antes de participar, leia o regulamento. boa sorte!
não é sorteio, leva quem for mais rápido no gatilho e tiver seguido as regras indicadas no regulamento. a página fica disponível por 24h. todos os participantes são avisados por e-mail assim que o resultado sair.
lendo
“My biggest influence is me.” — Lena Dunham
[NANÁ] eu sou uma grande apaixonada pelo trabalho da Lena Dunham em GIRLS. como ela acabou de lançar uma série nova na Netflix, TOO MUCH (mixed feelings a respeito), saíram várias entrevistas. essa, na Interview Magazine, Lena fala sobre sua nova série da Netflix, além de comentar a importância de mostrar uma protagonista fora do padrão hollywoodiano em uma relação sexy e amorosa sem que o foco seja seu corpo, fala também sobre sobriedade, o impacto de GIRLS (e a polêmica desproporcional sobre o próprio corpo na época), suas referências (amei que ela citou THE WORST PERSON IN THE WORLD).
ela também foi entrevistada pelo Sam Fragoso no podcast Talk Easy.
___
não estou lendo ainda, pois a edição chega apenas em setembro, mas não poderia deixar de falar da LATIMLOVE MAGAZINE. sou apaixonada pelo perfil @latimlove e estou animada pela estreia dessa revista que mistura jornal acadêmico com publicação de design, com textos em português ou espanhol (e tradução pro inglês). artistas, escritoras e pensadoras de vários cantos da américa latina escrevem sobre música, feiras de rua e mais. spoiler: a Bruna Castro (@showdabruna_), uma das fundadoras, vem aí num dos próximos episódios do salvei.[CAROL] PROJETO QUERINO: UM OLHAR AFROCENTRADO SOBRE A HISTÓRIA DO BRASIL, de Tiago Rogero, publicado pela Fósforo. usando palavras diretas, o livro traz partes inéditas do material que deu origem ao premiado e admirado salve salve podcast projeto querino, do qual falarei mais no ‘ouvindo’.
a primeira página já diz: ‘para os que lutaram para que estivéssemos aqui’. o que aconteceu no Brasil nos séculos de escravidão? eu amo história e, mais ainda, a verdade. fiquei envolvida e impactada com as entrevistas e imagens que foram apagadas dos livros. Tiago resgatou a importância de pessoas sequestradas e escravizadas e fez o link com os dias de hoje.___
além disso, pra quem vai pra Flip, como Naná, aproveita pra curtir um papo com ele e a jornalista Aline Midlej, com quem tenho a honra de trabalhar no J10, da GloboNews. vai ser um papo sobre jornalismo e literatura na casa PublishNews: Aline Midlej (jornalista, apresentadora da GloboNews, coautora de DE MARTE À FAVELA, da Planeta) e Tiago Rogero (jornalista, correspondente do The Guardian e autor de PROJETO QUERINO, da Fósforo).
vendo
[NANÁ] fui assistir ao monólogo DESERTO (@desertoteatro) no Rio e gostei muito, muito mesmo do texto. a peça é a primeira criação teatral brasileira inspirada na obra e nas memórias do escritor chileno Roberto Bolaño. como lemos ESTRELA DISTANTE no clube de leitura há alguns meses, eu já tinha um pouco da história do autor na cabeça. a peça só aumentou minha curiosidade pra ler DETETIVES SELVAGENS, sua grande obra. fiquei especialmente comovida pela cena em que uma entrevista com um jornalista é emulada, cruzando a peça com o audiovisual; pelo discurso sobre seu melhor amigo; além de um vídeo emocionante que ele grava para os filhos. excelente. pra quem está em SP, aproveita: DESERTO está em cartaz no Sesc Santana até 17/08.
___
confesso que nunca escolheria esse filme olhando o catálogo do Prime Video, mas meus ~amigos~ do Critics at Large falaram, no episódio WAR MOVIES: WHAT ARE THEY GOOD FOR?, sobre algumas obras, entre elas, sobre TEMPO DE GUERRA, do Alex Garland (o mesmo de GUERRA CIVIL e EX MACHINA). um plano-sequência baseado numa história real, que faz uma escolha interessante de praticamente não ‘mostrar’ o ‘inimigo’.[CAROL] BODKIN na Netflix. uma série com enredo clássico de investigação de assassinatos, mas achei diferentona. primeiro, porque a polícia não investiga. é uma equipe de podcast e uma jornalista que juntam as pistas em busca de uma grande história. a cidadezinha na Irlanda é cheia de mistérios e ninguém quer falar sobre os desaparecimentos, muitos segredos. é engraçada, é leve - não me pergunte como - e ainda tem o suspense de típico de série policial. uma temporada, sete episódios. aproveite!
🎥 quer saber que filmes a salvo está assistindo?
segue a gente no Letterboxd! não sabe o que diabos é isso? hahaha. vamos chamar carinhosamente de "a rede social dos cinéfilos", em que você pode dar nota e listar os filmes que já assistiu, salvar aqueles que deseja ver, além de acompanhar as recomendações dos seus amigos.
ouvindo
[NANÁ] o papo com a Renata Simões no salvei foi excelente, mas eu preciso destacar a dica dela no bloco ‘o que estou ouvindo’, que atendeu a um desejo muito antigo meu de ter um podcast preferido em espanhol. há mais de uma década, o RADIO AMBULANTE conta histórias da América Latina com um olhar profundo e narrativo. com mais de 290 episódios produzidos em mais de 20 países. amor, migração, juventude, política, meio ambiente, famílias. sugiro começar por esse genial:
[CAROL] por causa do livro, ouvi novamente o podcast PROJETO QUERINO e MEU DEUS como é MARAVILHOSO. os oito episódios mostram como a história explica o Brasil. porém, uma história inédita, mesmo tendo começado quinhentos anos atrás. a criação e apresentação é de Tiago Rogero, uma produção da RÁDIO NOVELO.
follow this girl
Mary Olivetti (@maryolivetti) é DJ, produtora e curadora de atmosferas; carioca atualmente morando em Amsterdam. herdeira de uma musicalidade que vem de longe, ela tem uma pegada que mistura house, pop, batidas dançantes e um faro apurado pra revirar clássicos. por aqui, as playlists dela têm tocado com frequência. vale o play.



inclusive, não à toa: entre uma turnê e outra, ela simplesmente criou a playlist que toca nas lojas da FARM, tanto aqui no Brasil quanto na gringa (chique!).
caso queira conhecer um pouquinho mais, acesse o site dela.
essa news foi escrita por @nastachadeavila, @luizatolini e @carolineholder.
Já quero um clube de séries só pra falar de Too Much e tentar entender os meus próprios sentimentos.
Amei a indicação da Mary! Já estou seguindo e ouvindo.