filmes que vão dar o que falar em breve 🎬
entrevista com diretor japonês, clube de leitura e mais
o Festival de Cannes é um dos festivais de cinema mais prestigiados do mundo e não só incentiva o cinema global como apresenta muitas das melhores produções do ano: nosso sonho é poder fazer a cobertura do evento. mas enquanto isso não acontece, chamamos o Chico Fireman (do perfil @filmesdochico), que esteve por lá na última edição, para comentar sobre premiados, melhores filmes que ele assistiu, filmes que vão virar polêmica, atuação do Brasil no festival, termômetro pro Oscar e, claro, ressalvas do que não assistir.
ouça o EP 26 | Especial Cannes 2024 que acaba sendo uma ótima estratégia pra ajudar você a selecionar o que assistir nos grandes festivais brasileiros que acontecem em breve, como o Festival do Rio (de 3 a 13/10) e a 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo (de 17 a 30/10). esses dois festivais antecipam em muitos meses estreias no cinema, além de exibirem filmes que podem não entrar no circuito nacional.
falando em cinema, essa edição traz entrevista com diretor japonês, lista de 10 filmes preferidos do Wim Wenders entre outras dicas cinéfilas e literárias.
vamos nessa:
a bolsinha está mais perto de você ✨
agora ficou ainda mais fácil fazer parte da nossa ~ Associação das Conversas Interessantes ~ e ganhar um kit exclusivo para apoiadores.
a salvo está preparando grandes novidades, por isso resolvemos agilizar o processo:
✰ agora, todas as pessoas que apoiarem a partir de R$ 20 no Catarse já recebem o KIT APOIADOR no primeiro mês de apoio;
✰ quem já era apoiador(a), estava na regra antiga com o valor mínimo de apoio e ainda não havia recebido o kit, irá receber em setembro.
mais detalhes nesse post. consulte regulamento.
pela segunda vez no clube da salvo — já lemos A CACHORRA —, embarcaremos numa jornada rumo à Colômbia, em mais uma narrativa árida sobre maternidade e abandono parental. o novo livro de @piliquintanav, OS ABISMOS, com tradução de Elisa Menezes, foi vencedor do Prêmio Alfaguara.
no romance, o exuberante apartamento repleto de plantas (apelidado de selva 🌿🪴🌿), serve como contraponto aos vazios e silêncios desta particular estrutura familiar.
SOBRE O LIVRO
“Claudia mora com os pais em Cáli, na Colômbia, em um apartamento tomado por plantas e rodeado por precipícios físicos e metafóricos. O ambiente, exuberante e bem-cuidado, é um contraste, uma oposição à mãe indiferente que está em conflito com os caminhos escolhidos e impostos para a própria vida. A partir da expectativa e de seu olhar atento e ao mesmo tempo inocente de criança, é a menina que narra os acontecimentos que abriram as fendas por onde entraram seus piores medos, aqueles que são irreversíveis e podem levar à beira dos abismos.”
CLUBE DE LEITURA REMOTO
terça-feira, 24 de setembro ⋅ das 20h às 21h
inscreva-se para receber por email o invite do encontro.
PARA COMPRA DO LIVRO: compre pela Amazon com nosso link.
📚 como funciona nosso clube de leitura
todo mês divulgamos o título do livro para o próximo encontro, você se inscreve de graça e, na data e no horário marcados, realizamos o bate-papo. basta acompanhar se a edição é virtual ou presencial. a conversa é bem informal, tipo uma mesa de bar, vale muito a pena participar.
📱 já faz parte do nosso grupo do telegram?
temos um grupo no Telegram em que você pode ficar por dentro de todos os encontros, bastidores e ter acesso à nossa comunidade de leitoras/es: entre aqui.
✨ caixa alta: programa de incentivo à leitura✨
a salvo pode dividir uma parte do acervo com você. funciona assim: uma vez por mês, através dessa news, publicamos a lista de livros, novos ou usados. você preenche o formulário indicando o seu preferido: quem responder mais rápido recebe em casa o título que escolheu, pelos correios. antes de preencher o formulário, leia o regulamento. boa sorte!
não é sorteio, leva quem for mais rápido no gatilho e tiver seguido as regras indicadas no regulamento. a página fica disponível por 24h. todos os participantes são avisados por e-mail assim que o resultado sair.
biblioteca virtual da salvo
está querendo ler um livro novo? veja todas as recomendações de leitura na nossa lojinha da amazon. lá você encontra todos os livros que já comentamos e pode encomendar diretamente.
[ como você já deve saber, a @carolineholder está de licença maternidade. em breve ela volta, por enquanto as dicas seguem somente da @nastachadeavila ]
lendo
[NANÁ] que grande descoberta foi a newsletter venho por meio deste: cartas do almoxarifado da internet, da @lyaravidal. adorei o post POV: você deixou de ser fubanga e a ciência do glow-up, em que a autora passou duas semanas acompanhando duas comunidades femininas pra tentar entender o que exatamente é um glow-up e como passar por ele.
"Alguns posts me dão uma tristeza esquisita. Adolescentes de cabelo colorido agora são adultas de blazer, braços cruzados, cores sóbrias e calça de alfaiataria bege, adeptas do estilo tão característico de coaches e consultoras de estilo do Instagram. Como chamar essa estética? Scam siren? Hotmart Chic? Deolane-core?"
no episódio 27 do salvei, com a maravilhosa Rosario Gowland (minha amiga argentina que tem a plataforma @decimeunlibro), contei sobre duas experiências novas que tive em julho: ler um livro em espanhol pela primeira vez e participar de outro clube que não o da salvo. além disso, falamos bastante sobre o livro em si, que foi tema do clube. não encontrei tradução brasileira de COMO BESTIAS, de Violaine Bérot, aliás, fica a dica pras editoras brasileiras. esse livro nos leva a questionar quem são as verdadeiras bestas na história.
vendo
[NANÁ] daqueles filmes de passar vergonha pelos personagens: A HIPNOSE (disponível na MUBI), de Ernst De Geer. aluno do cineasta sueco Ruben Östlund (FORÇA MAIOR, TRIÂNGULO DA TRISTEZA), o diretor estreia no formato longa-metragem com esta comédia-dramática-satírica, que explora principalmente as inseguranças, as dinâmicas de poder nas relações e a pressão social em torno da aceitação, assim como a relevância de manter as aparências e responder a certos convencionalismos. nós, Millennials, somos um pouco ridículos.
imaginem minha decepção em descobrir que não assisti a nenhum filme sequer da seleção de 10 favoritos que o Wim Wenders fez pro letterboxd. corrigirei essa falha de caráter em breve. você já assistiu a algum deles?
🎥 quer saber que filmes a salvo está assistindo?
segue a gente no Letterboxd! não sabe o que diabos é isso? hahaha. vamos chamar carinhosamente de "a rede social dos cinéfilos", em que você pode dar nota e listar os filmes que já assistiu, salvar aqueles que deseja ver, além de acompanhar as recomendações dos seus amigos.
ouvindo
[NANÁ] que coisa mais maravilhosa foi a entrevista da escritora espanhola Rosa Montero para o Roda Viva. ela é tão gentil, diva acessível. quando perguntada sobre suas obsessões como escritora, respondeu "acredito que esse é o processo de escrita de praticamente todos os escritores, escrever sempre sobre o mesmo, que são nossas obsessões. você não escreve para ensinar nada, escreve para aprender."
follow this girl
Hazirah Rahim, é uma profissional criativa baseada em Singapura, com experiência no setor de publicação digital. ela, seu marido Izuan e seus 3 gatos (leia mais sobre eles aqui) compõem um perfil que é perfeito pra pessoas que gostam de deixar sua casinha confortável e colorida, o @flatkopicats: "Nossa casa é um estouro de cores na forma de móveis, decoração e, claro, impressões de arte."
eles acabaram de inaugurar uma conta no YouTube com aqueles vlogs gostosinhos de dia a dia, com dicas de cafés em Singapura.
essa news foi escrita por @nastachadeavila e @luizatolini.
não consigo imaginar minha vida sem salvo! é podcast bom, newsletter boa, clube do livro bom. sempre descubro mundos maravilhosos através de vocês. (tb não vi nenhum filme da lista do WW e tô doida pra ir atrás das referências dele!)