abrindo essa edição com uma boa notícia: a salvo estará presente na FLIP. ainda organizando quais ações faremos por lá, mas também uma oportunidade fantástica para nos conectarmos com você aí do outro lado. escreva pra gente caso também tenha planos de ir.
no início do mês publicamos uma edição especial da SALVO MAG, nossa instazine nos stories, totalmente dedicada a dicas de Tóquio. fizemos uma enquete e o pedido foi atendido: nessa edição da news você tem acesso a um link com o roteiro da Nastacha no Google Docs.
ah, e por fim, a seção 'follow this girl' traz uma dica de alguém que entende tudo de restaurantes. vamos lá?
em agosto, o clube da salvo vai se aventurar por terras desconhecidas: KLARA E O SOL, de Kazuo Ishiguro, faz uso de elementos da ficção científica. Klara é uma Amiga Artificial (AA), um modelo de robô desenvolvido para acompanhar o crescimento de uma criança até a sua partida para a faculdade.
essa narradora improvável conta desde os seus momentos na loja, onde espera ser escolhida e encontrar uma casa, até a nova vida com a sua criança, Josie, que tem problemas de saúde e está frequentemente doente.
em uma belíssima edição, com a lombada das páginas no mesmo tom de laranja da capa e da contracapa, vamos mergulhar nessa fábula moderna, com tradução de Ana Guadalupe.
SOBRE O LIVRO
"Klara, um Amigo Artificial com habilidades de observação impressionantes, estuda com cuidado o comportamento de todos que passam pela vitrine. Do lugar onde foi designada a ficar na loja, ela espera que uma dessas pessoas entre e a escolha como companheira. Contudo, quando surge a possibilidade de sua vida mudar para sempre, Klara é aconselhada a não apostar suas fichas na bondade humana."
CLUBE DE LEITURA REMOTO
quarta-feira, 21 de agosto ⋅ das 20h às 21h
inscreva-se para receber por email o invite do encontro.
CUPOM DE DESCONTO PARA COMPRA DO LIVRO: compre pela Amazon ou com o cupom CLUBES24JUL20, pelo site da Companhia das Letras, que concede 20% de desconto (válido até 09/08).
quer adiantar as próximas leituras? confira a nossa agenda:
setembro: OS ABISMOS, de Pilar Quintana
outubro: SR. LOVERMAN, de Bernardine Evaristo
📚 como funciona nosso clube de leitura
todo mês divulgamos o título do livro para o próximo encontro, você se inscreve de graça e, na data e no horário marcados, realizamos o bate-papo. basta acompanhar se a edição é virtual ou presencial. a conversa é bem informal, tipo uma mesa de bar, vale muito a pena participar.
📱 já faz parte do nosso grupo do telegram?
temos um grupo no Telegram em que você pode ficar por dentro de todos os encontros, bastidores e ter acesso à nossa comunidade de leitoras/es: entre aqui.
✨ caixa alta: programa de incentivo à leitura✨
a salvo pode dividir uma parte do acervo com você. funciona assim: uma vez por mês, através dessa news, publicamos a lista de livros, novos ou usados. você preenche o formulário indicando o seu preferido: quem responder mais rápido recebe em casa o título que escolheu, pelos correios. antes de preencher o formulário, leia o regulamento. boa sorte!
não é sorteio, leva quem for mais rápido no gatilho e tiver seguido as regras indicadas no regulamento. a página fica disponível por 24h. todos os participantes são avisados por e-mail assim que o resultado sair.
biblioteca virtual da salvo
está querendo ler um livro novo? veja todas as recomendações de leitura na nossa lojinha da amazon. lá você encontra todos os livros que já comentamos e pode encomendar diretamente.
[ como você já deve saber, a @carolineholder está de licença maternidade, mas ela mandou uma foto com as gêmeas e com o livro que foi tema do clube de leitura de julho. em breve ela volta, por enquanto as dicas seguem somente da @nastachadeavila ]
lendo
[NANÁ] nesse post bilíngue que fizemos no feed contei como conheci pessoalmente a Rosario Pozo Gowland, criadora do @decimeunlibro: não só um clube de leitura argentino, mas uma comunidade de amantes dos livros. o clube é diferente do da salvo: através de uma plataforma online, Rosario vai liberando pouco a pouco lições sobre a autora, sua obra e conteúdos relacionados como playlists e filmes. na última lição, o clube conta com uma master class ao vivo sobre o livro. são mais de 350 participantes mensalmente.
me empolguei e estou lendo o livro de julho através do Kindle, COMO BESTIAS, da escritora francesa Violaine Bérot. é uma novela com pouco mais de 100 páginas, com tons de fábula. é a primeira vez que leio um livro em espanhol e estou amando a experiência. você também pode participar de qualquer lugar do mundo, mais detalhes aqui.
dicas de Tóquio
“Para aqueles com mentes inquietas e curiosas, fascinados por camadas e mais camadas de coisas, sabores, gostos e costumes, que nunca seremos capazes de entender completamente, Tóquio é deliciosamente desconhecível. Tenho certeza de que poderia passar o resto da minha vida lá, aprender o idioma e ainda morrer felizmente ignorante.” Anthony Bourdain
atendendo a pedidos, compartilho aqui as dicas da minha viagem pra essa cidade pela qual sigo obcecada, mesmo depois de já ter visitado (ou ainda mais depois de já ter visitado?). pesquisei tantas coisas que até encontrei esse serviço que nem sabia que existia: Google Arts & Culture. eles publicaram esse material maravilhoso que vale conferir TOKYO STREET FASHION and CULTURE: 1980 - 2017.
vendo
[NANÁ] vou introduzir essa dica com uma mensagem que recebi do meu pai:
na verdade, eu tinha indicado a ele para assistir à 5ª temporada de FARGO, que acabou de ser indicada a vários Emmys. não só por que está muito incrível, como porque cada temporada é uma mini série, dá pra assistir fora de ordem.
"Dorothy 'Dot' Lyon (Juno Temple, a mesma de TED LASSO, em um papel surpreendente) vive uma vida pacata de dona de casa até que um sequestro a ameaça. Dot, então, entra numa sequência de desgraceiras que a colocam frente a frente com o xerife Roy Tillman (Jon Hamm, de Mad Men)."VEM AÍ NO ESTAÇÃO NET 🎬 a listinha do que quero assistir em agosto:
15/08 FAMÍLIA, de Izuru Narushima, com Koji Yakusho (de DIAS PERFEITOS), o filme aborda temas como imigração, relações interculturais e a colônia de brasileiros no Japão. o babado: fizemos uma entrevista com o diretor (chique), que sai em breve aqui no substack.
22/08 MOTEL DESTINO, de Karim Aïnouz, concorreu à Palma de Ouro em 2024.
29/08 STOP MAKING SENSE, de Jonathan Demme: falei sobre esse filme conserto no episódio 14 do salvei.
🎥 quer saber que filmes a salvo está assistindo?
segue a gente no Letterboxd! não sabe o que diabos é isso? hahaha. vamos chamar carinhosamente de "a rede social dos cinéfilos", em que você pode dar nota e listar os filmes que já assistiu, salvar aqueles que deseja ver, além de acompanhar as recomendações dos seus amigos.
ouvindo
[NANÁ] com inspiração no livro do clube de leitura de julho, CADERNO PROIBIDO, convidamos a @thwashere, DJ, atriz e marketeira (ela trabalha mais precisamente com branded content) para criar sua primeira colaboração com a salvo: a PLAYLIST NOSTALGIA ITALIANA. ‘partindo de músicas mais melancólicas até clássicos italianos como ‘Volare’ e ‘Guarda che luna’, passando por músicas mais românticas, a ideia é traduzir a natureza íntima e pessoal do diário de Valeria.’ pra tomar um vinho enquanto pensa na vida:
vou ter de dar um spoiler de um episódio do salvei, pois a dica é muito boa. o @rimoreno, fundador do @thesummerhunter, me indicou o podcast @elefantes_na_neblina, em que três amigos anônimos discutem psicanálise, filosofia e uma porção de coisas. achei interessantíssimo. um grande achado.
follow this girl
começamos a seguir recentemente a @nanirodrigues, influenciadas pela newsletter vai sem tempo mesmo, da @vivi_dacosta. a Nani fotografa, fala e escreve sobre comida (tem até uma newsletter) e também é documentarista na @brejo.co. "Nasci no coração de uma família muito grande, em Belo Horizonte. Meus avós, tias e tios viveram a maior parte de suas vidas em suas fazendas no interior, fazendo queijo, linguiça caseira, alimentando galinhas e colhendo couve. Eles me inspiraram a me tornar a pessoa que sou hoje: curiosa, romântica e aficionada por memórias. Por isso, passei os últimos onze anos viajando pelo mundo entrevistando pessoas, compartilhando uma mesa com elas, entrando em suas cozinhas e fazendas, como fotógrafa e documentarista/diretora". daria uma excelente convidada pro salvei, né?
essa news foi escrita por @nastachadeavila e @luizatolini.