chegamos ao fim de 2024 com mais um salvo awards: nosso tradicional post com os melhores do ano selecionados pela Naná e pela Carol. tradicional, pois desde 2022 nosso time se reúne para uma sessão de fotos em clima de premiação. esse ano foi ainda mais especial, pois na sessão de fotos, ao som de STOP MAKING SENSE, pudemos contar com todo o carisma do @gustafrota e da @elidevecchi, que cobriram a licença da Carol durante 18 episódios do salvei.
comparando com as edições de 2021, 2022 e 2023, nos superamos! além do salvo awards, juntamos os quatro apresentadores para um episódio especial do salvei:
garanta a temporada 2025 do podcast
nossos planos para 2025 são ambiciosos, mas para colocar em prática a gente precisa de apoio, simples assim. criamos uma nova tote bag como forma de incentivo a novos apoiadores no Catarse: vamos amar contar com mais pessoas para manter viva a nossa comunidade de curiosos e entusiastas. 📚🎬🎧
se você ainda não apoia a salvo ou é um(a) apoiador(a) ativo e quer a sua sacolinha, basta entrar em contato com a gente para adquirir. caso você não consiga ajudar financeiramente, pode nos apoiar avaliando o podcast, engajando em nossos conteúdos e indicando pros amigos. nosso time agradece. confira o regulamento completo.
vamos ler a musa dos millennials novamente no clube. INTERMEZZO é o mais recente livro de Sally Rooney que já gerou inúmeras resenhas, críticas, episódios de podcast: ou seja, a conversa vai ser boa. a edição tem pouco mais de 400 páginas, então nosso encontro vai ser bem no finalzinho de janeiro para dar tempo de ler com calma.
SOBRE O LIVRO
“Além do fato de serem irmãos, Peter e Ivan Koubek não parecem ter muita coisa em comum. Peter é advogado e está na faixa dos trinta anos. Logo depois da morte do pai, ele passa a tomar remédios para dormir e a sentir dificuldade de administrar a relação com duas mulheres bem diferentes ― Sylvia, seu primeiro amor, e Naomi, uma universitária para quem a vida é uma grande brincadeira. Ivan tem 22 anos e é jogador de xadrez. Sempre se considerou um cara que não tem muito traquejo social, a antítese do irmão mais velho. Nas primeiras semanas do luto, ele conhece Margaret, uma mulher mais velha que está deixando para trás um passado turbulento, e a história dos dois logo se entrelaça profundamente. Para os dois irmãos enlutados e as pessoas que eles amam, esse é um novo intermezzo ― um interlúdio de desejo, desespero e possibilidades ―, uma oportunidade de descobrirem o que uma vida pode conter sem se quebrar.”
CLUBE DE LEITURA REMOTO
segunda-feira, 27 de janeiro ⋅ das 20h às 21h
inscreva-se para receber por email o invite do encontro.
PARA COMPRA DO LIVRO: compre pela Amazon com nosso link.
quer adiantar as próximas leituras?
confira os títulos do clube nos meses seguintes:
fevereiro: PEQUENAS COISAS COMO ESTAS, de Claire Keegan
março: O VENTO SABE MEU NOME, de Isabel Allende
abril: A LANTERNA DAS MEMÓRIAS PERDIDAS, de Sanaka Hiiragi
📚 como funciona nosso clube de leitura
todo mês divulgamos o título do livro para o próximo encontro, você se inscreve de graça e, na data e no horário marcados, realizamos o bate-papo. basta acompanhar se a edição é virtual ou presencial. a conversa é bem informal, tipo uma mesa de bar, vale muito a pena participar.
📱 já faz parte do nosso grupo do telegram?
temos um grupo no Telegram em que você pode ficar por dentro de todos os encontros, bastidores e ter acesso à nossa comunidade de leitoras/es: entre aqui.
a salvo pode dividir uma parte do acervo com você. funciona assim: uma vez por mês, através dessa news, publicamos a lista de livros, novos ou usados. você preenche o formulário indicando o seu preferido: quem responder mais rápido recebe em casa o título que escolheu, pelos correios. lembrando que 50% dos livros são destinados preferencialmente a apoiadores e 50% dos livros são para o público em geral.
antes de participar, leia o regulamento. boa sorte!
CAIXA ALTA ESPECIAL DE NATAL
como de costume, pra comemorar o fim de ano, nessa edição especial do caixa alta separamos 10 títulos. a partir de janeiro, serão 6 livros por mês:
não é sorteio, leva quem for mais rápido no gatilho e tiver seguido as regras indicadas no regulamento. a página fica disponível por 24h. todos os participantes são avisados por e-mail assim que o resultado sair.
lendo
[NANÁ] adoro o conteúdo de fim de ano da MUBI, em especial o GUIA DE PRESENTES PRA CINÉFILOS e os MELHORES PÔSTERS DE FILMES. pois olhe que está na lista:
[NANÁ] como já adiantamos nessa news, vamos debater INTERMEZZO, de Sally Rooney, em janeiro. achei bem interessante essa análise da Isadora Sinay sobre o livro. e, caso você não tenha ouvido o episódio do CRITICS AT LARGE a respeito, também vale escutar;
[NANÁ] uma dúvida que me intrigava: POR QUE A FICÇÃO DE CURA ESTÁ TÃO EM ALTA? cada vez mais populares entre o público jovem, títulos da chamada HEALING FICTION têm ganhado destaque nos catálogos editoriais. com essa dúvida na cabeça, fiz uma pesquisa com direito à entrevista com o dono de uma livraria especializada em literatura asiática em Singapura, o que resultou nesse post caprichado. o conteúdo só foi possível com o apoio da @editoraarqueiro. fiquei tão feliz com a repercussão, teve até elogio no LinkedIn;
[CAROL] a versão paga da newsletter VAI SEM TEMPO MESMO - da jornalista, amiga e ‘cumadi’, Viviane da Costa - está um deleite. são crônicas de Nova York, onde ela mora há quase quatro estações. os textos têm humor, sagacidade, leveza e uma maneira sublime de ver acontecimentos que, sob olhos menos contemplativos, se perderiam no ar.
vendo
[NANÁ] o @arte1 fez um especial sobre o escritor senegalês Mohamed Mbougar Sarr, autor de A MAIS RECÔNDITA MEMÓRIA DOS HOMENS. na conversa ele comenta, claro, seu livro de maior sucesso. mas também compara o escritor argentino Jorge Luis Borges com a sua avó, uma das responsáveis pelo seu amor por contar histórias, sublinha seu apreço pela literatura latino-americana, com destaque para Roberto Bolaño e GRANDE SERTÃO: VEREDAS, de João Guimarães Rosa, e analisa como escrita e leitura são assombradas pelos mais diversos sentimentos e pela presença do passado.
[NANÁ] não sei se é porque amo a Isabelle Huppert, mas adorei SIDONIE NO JAPÃO (aluguei pela AppleTV+). a viúva Sidonie, renomada escritora francesa, viaja para o Japão (amo) para o relançamento de seu best-seller. em Kyoto, ela é esperada por seu editor. em uma cidade repleta de santuários e templos, um certo fantasma resolve aparecer.
[CAROL] completamente apaixonada pela minissérie O MUSEU, que acaba de estrear a segunda temporada @disneyplusbr. pra quem amou O FAZ NADA e MEU QUERIDO ZELADOR, senta que lá vem humor sagaz. é meu tipo de entretenimento, 10/10.
🎥 quer saber que filmes a salvo está assistindo?
segue a gente no Letterboxd! não sabe o que diabos é isso? hahaha. vamos chamar carinhosamente de "a rede social dos cinéfilos", em que você pode dar nota e listar os filmes que já assistiu, salvar aqueles que deseja ver, além de acompanhar as recomendações dos seus amigos.
ouvindo
[NANÁ] só se fala na maravilhosa Fernanda Torres. estamos todos na torcida pra que ela seja indicada ao Oscar®️ 2025 (a lista sai 17/01). enquanto isso você pode ouvir um dos melhores podcasts já produzidos no Brasil: A PLAYLIST DA MINHA VIDA, uma produção da Deezer. funciona assim: se você pudesse escolher as músicas que marcaram a sua história, quais seriam elas? no podcast, a Fernanda recebe personalidades da música, do cinema, da literatura, da ciência e da política em seu divã-musical para um mergulho nas memórias mais profundas de cada um. meu episódio preferido é com o Nelson Motta.
[NANÁ] a Marina Giustino (@ninajuice) fez uma playlist especial de CUMBIA AMAZÔNICA pra salvo que tô completamente viciada;
[CAROL] versão em podcast do programa CONVERSA COM BIAL, na qual ele entrevista Armando Babaioff. num agradabilíssimo jantar no Sult (em Botafogo, no Rio de Janeiro), a conversa na mesa é interrompida pela chegada do ator, que logo nos arranca comentários sobre o talento e a ousadia dele em montar o espetáculo TOM NA FAZENDA. enquanto não consigo assistir à peça, me contentei em ouvi-lo nessa entrevista com Bial, recomendo!
follow this girl
essa indicação veio dos salvetes: como nos últimos anos, lançamos um formulário perguntando pra nossa audiência quais foram os destaques nas categorias livros, filmes, perfis etc. eis que a Marina Wilson (@marinawilson) foi uma grata surpresa que não conhecíamos e passamos a seguir. se você está em dúvida se deve ou não assistir a um filme, Marina pode ajudar. ela tem um formato característico de vídeo, em que fica sentada no chão de casa, sugerindo produções que são adoradas pelos cinéfilos e que todos deveriam assistir (sem achar uma chatura, kkk).
essa news foi escrita por @nastachadeavila, @luizatolini e @carolineholder.