melhores do ano 2025
salvo awards, caixa alta e edição especial do salvei
chegamos ao fim de 2025 com mais um salvo awards: nosso tradicional post com os melhores do ano. esse ano foi ainda mais especial, pois além da sessão de fotos, pudemos contar com a colaboração do @gustafrota, da @elidevecchi e do @rafadeosantos, pra fecharmos essa lista maravilhosa.
além do salvo awards, juntamos os quatro apresentadores para um episódio especial do salvei.
vamos pra última edição do ano?
o retorno do clube depois do recesso de dezembro será com um livro que aguardávamos muito. vale comentar que não é um livro fácil, aborda temas sensíveis e pode ser emocionalmente desafiador.
o escolhido para janeiro é TRISTE TIGRE, de Neige Sinno — uma obra que vem reverberando desde 2023, ganhando destaque e prêmios como o Femina, o Goncourt dos Estudantes e o Prêmio Strega Europeu. já estávamos de olho nesse título desde a mesa com a autora na FLIP deste ano. foi somente agora, em 2025, que o título chegou ao brasil em tradução de Mariana Delfini e publicada pela Editora Record.
SOBRE O LIVRO
“Esta não é exatamente uma narrativa sobre uma criança abusada. É um estudo íntimo, sensível, violento e sincero. Uma escrita cirúrgica capaz de revelar, a um só tempo, o poder e a impotência da literatura diante do horror. Dos sete aos catorze anos, Neige Sinno foi estuprada pelo padrasto. Aos dezenove, depois de deixar a casa na qual vivia em condições precárias com a família, ela quebra o pacto de silêncio e conta à mãe sobre os abusos. Ambas denunciam o padrasto pelos crimes cometidos, iniciando um processo judicial que o condena a nove anos de prisão.”
CLUBE DE LEITURA REMOTO
terça, 27 de janeiro ⋅ das 20h às 21h
inscreva-se para receber por email o invite do encontro.
PARA COMPRA DO LIVRO: compre pela Amazon com nosso link.
quer adiantar as próximas leituras?
fevereiro | COMETERRA, de Dolores Reyes
março | OREO, de Fran Ross
abril | MAU HÁBITO, de Alana Portero
maio | ORBITAL, de Samantha Harvey
junho | SOBRE A TERRA SOMOS BELOS POR UM INSTANTE, de Ocean Vuong
📚 como funciona nosso clube de leitura
todo mês divulgamos o título do livro para o próximo encontro, você se inscreve de graça e, na data e no horário marcados, realizamos o bate-papo. basta acompanhar se a edição é virtual ou presencial. a conversa é bem informal, tipo uma mesa de bar, vale muito a pena participar.
garanta a temporada 2026 do podcast
nossos planos para 2026 são ambiciosos, mas para colocar em prática a gente precisa de apoio. inclusive, caso ainda não saiba, temos uma tote bag* como forma de incentivo aos nossos apoiadores: vamos amar contar com mais pessoas para manter viva a nossa comunidade de curiosos e entusiastas. 📚🎬🎧
se você ainda não apoia a salvo ou é um(a) apoiador(a) ativo e quer a sua sacolinha, basta entrar em contato com a gente para adquirir. caso você não consiga ajudar financeiramente, pode nos apoiar avaliando o podcast, engajando em nossos conteúdos e indicando pros amigos. nosso time agradece.
*confira o regulamento completo.
📱 já faz parte do nosso grupo do telegram?
temos um grupo no Telegram em que você pode ficar por dentro de todos os encontros, bastidores e ter acesso à nossa comunidade de leitoras/es: entre aqui.
MUBI gift guide para cinéfilos
foi passando pelo feed recentemente que descobrimos o THE 2025 CINEPHILE GIFT GUIDE, da MUBI. é um guia-curadoria feito pra quem ama cinema e cultura visual, reunindo sugestões de presentes pra cinéfilos de todos os tipos: livros sobre cinema e teoria fílmica, coletâneas de ensaios de grandes autores, home videos, trilhas sonoras, pôsteres e peças de merch temático. perfeito pra presentear alguém (ou a si mesmo) e já adicionar direto na prateleira.
💡 dica: nem tudo dessa lista está disponível no Brasil, mas já pode salvar a lista pra referência e, quando ver um item que ama, procurar em sites brasileiros primeiro e, se não tiver, em plataformas de importação.
a salvo pode dividir uma parte do acervo com você. funciona assim: uma vez por mês, através dessa news, publicamos a lista de livros, novos ou usados. você preenche o formulário indicando o seu preferido: quem responder mais rápido recebe em casa o título que escolheu, pelos correios. lembrando que 50% dos livros são destinados preferencialmente a apoiadores e 50% dos livros são para o público em geral. antes de participar, leia o regulamento. boa sorte!
não é sorteio, leva quem for mais rápido no gatilho e tiver seguido as regras indicadas no regulamento. a página fica disponível por 24h. todos os participantes são avisados por e-mail assim que o resultado sair.
[ a @nastachadeavila retorna de licença maternidade em janeiro: uhul! nessa edição as dicas seguem com @ninajuice e @carolineholder ]
lendo
[CAROL] comprei pela capa e não me decepcionou: CAFÉ TANGERINN, de Emanuela Anechoum e tradução de Francesca Cricelli. o livro conta a história de Mina, uma imigrante italiana em Londres, que está descontente com os dias por lá, até receber a notícia de que o pai morreu. eles tinham uma ligação forte, permeada pelas semelhanças físicas e de temperamento. Mina fica à frente do café de onde ele tirou o sustento da família e que se tornou um ponto de acolhimento às diferenças. lindo, forte e imperdível.
[NINA] estou lendo BELCHIOR: APENAS UM RAPAZ LATINO-AMERICANO, de Jotabê Medeiros. a biografia é deliciosa e revela as múltiplas facetas do mítico e misterioso Belchior: Don Juan, hippie, pintor de retratos, etc.
inclusive, sabiam que ele quase se tornou padre? ainda bem que desistiu e seguiu brilhando como cantor e compositor. 😅
vendo
[CAROL] super mega impactada pelo filme FOI APENAS UM ACIDENTE do premiado cineasta iraniano Jafar Panahi. vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, tem tudo para levar o Oscar também. que filme, e que final (sigo com ele na cabeça até agora). difícil acreditar na quantidade de humor em um roteiro que nos leva pela saga de um grupo que pretende se vingar do seu algoz, o torturador do período em que estiveram presos pelo regime. cada um seguiu sua vida, uma vai casar, outra é fotógrafa, unidos por esse trauma comum e pelas complexas questões morais que ele impõe. tem crítica direta, mas as que mais gostei foram as sutis. recomendo sair correndo pro cinema agora.
[NINA] recentemente assisti VIVO OU MORTO: UM MISTÉRIO KNIVES OUT, na Netflix. o terceiro longa da franquia, dirigido por Rian Johnson, traz nomes como Josh O’Connor, Glenn Close e Daniel Craig. o roteiro é inteligente, os personagens são únicos e o suspense se mistura a momentos de comédia, com reviravoltas totalmente inesperadas. um filme que prende do começo ao fim.
também revi o documentário SARAVAH, dirigido pelo músico francês Pierre Barouh nos anos 60. um documento histórico que traz um retrato precioso da música brasileira, com imagens de Maria Bethânia, Baden Powell e Paulinho da Viola ainda jovens, assim como de nomes lendários como Pixinguinha, João da Baiana e Clementina de Jesus.
🎥 quer saber que filmes a salvo está assistindo?
segue a gente no Letterboxd! não sabe o que diabos é isso? hahaha. vamos chamar carinhosamente de “a rede social dos cinéfilos”, em que você pode dar nota e listar os filmes que já assistiu, salvar aqueles que deseja ver, além de acompanhar as recomendações dos seus amigos.
ouvindo
[CAROL] o álbum EITA de Lenine. foi dica inédita do salvei, mas estou antecipando porque eu acho que você merece entrar 2026 com esse álbum. vou só dizer que tem Maria Bethânia em uma das faixas, é de ouvir aplaudindo.
[NINA] tenho ouvido bastante QUAGLIA SOVVERSIVA, novo álbum do cantor siciliano Marco Castello. o ritmo dançante das músicas lembra muito Lucio Battisti. algumas letras são cantadas em dialeto siciliano, o que torna tudo ainda mais bonito e original. de maneira geral, é um álbum que questiona a pressa do mundo e celebra o prazer de existir sem urgência.
inclusive, recentemente, criei uma nova playlist instrumental pra salvo, com uma seleção de jazz brasileiro e outros nomes atuais da música global como Kokoroko e Sons of Kemet. essa é pra ouvir lendo um bom livro!
follow this girl
ficamos loucas com o filme MAGIC FARM — inclusive já rolou até um post em parceria com a @decimeunlibro. mas a surpresa inesperada veio no meio da sessão: uma das atrizes principais é também a diretora do filme. dali que conhecemos Amalia Ulman (@amaliaulman), argentina de nascimento e espanhola de criação, artista multimídia.
ela brinca com a dualidade entre realidade e ficção, luxo e rotina, sempre com ironia afiada e crítica social na veia. inclusive, um salve pra quem faz da arte uma provocação afiada e, ao mesmo tempo, acessível. já queremos assistir mais filmes dela.



essa news foi escrita por @carolineholder, @ninajuice e @luizatolini.






