talvez você já saiba, mas não custa convidar novamente: esta semana estaremos em São Paulo pela primeira vez para uma edição offline do salvei. confira os detalhes nesta mesma news (tem cupom surpresa).
além de São Paulo, decidimos fazer um clube de leitura presencial no Rio de Janeiro, sobre um livro que está dando o que falar. quem sabe ano que vem a gente consiga ir pra outras cidades?
outro tema importante é que queremos a sua ajuda para a seleção dos próximos livros do clube de leitura em 2025. abaixo você confere o formulário pra participar.
o que ler em 2025?
criamos um formulário rápido pra você sugerir um livro que ama recomendar. sabe aquele título que sempre vem à cabeça quando alguém pede uma boa dica de leitura? é esse mesmo.
✨ os critérios:
precisa ser de ficção;
ter menos de 350 páginas;
pode ser de autor(a) brasileiro ou internacional, contemporâneo ou clássico.
com as sugestões, vamos escolher os livros que vão guiar nossas conversas até o final do ano.
essa vai ser mais uma edição especial do podcast salvei—ao vivo, mas sem gravação e sem transmissão. os ingressos já estão quase esgotados e no segundo lote, aproveita o lembrete pra garantir a sua entrada com o cupom AMIGOSSALVO. 😅
as nossas convidadas maravilhosas dessa edição são:
Paula Jacob (@pjaycob): crítica, professora e pesquisadora de cinema e literatura, é mestranda em Semiótica pela PUC-SP e co-host do podcast PALAVRA & IMAGEM.
Bárbara Bom Angelo (@babibomangelo): jornalista de política, mestranda em Letras pela FFLCH/USP, e autora da newsletter QUERIA SER GRANDE, MAS DESISTI.
28 DE MARÇO
20h às 21h (bate-papo)
21h happy hour no Mezanino
REAG Belas Artes, Sala 6 (R. da Consolação, 2423, Consolação, São Paulo)
garanta o seu ingresso
lembrando que você pode aproveitar os cupons das parcerias:
revista NOIZE: o cupom SALVONRC concede 10% de desconto no primeiro mês (válido até 31/03/25).
streaming BELAS ARTES À LA CARTE: um mês grátis com o cupom SALVO. basta entrar no site, clicar em "assinar", escolher o plano mensal e inserir o código.
em parceria com a @amarcordeditora (selo do Grupo Editoral Record @editorarecord), falaremos do livro DE QUATRO, de Miranda July.
preparamos várias surpresas:
✰ a editora Record disponibilizou 2 e-books do livro para participantes. não é sorteio, leva quem for mais rápido no gatilho e tiver seguido as regras indicadas no regulamento (como fazemos no caixa alta, basicamente). o formulário de participação fica disponível por 24h. todos os participantes são avisados por e-mail assim que o resultado sair. confira o regulamento completo antes de participar. ainda não se inscreveu no clube? aproveita o lembrete aqui.
✰ participação especial da Carolina Torres, que editou o livro no Brasil. a @cacal_ts é formada em Letras na UFRJ. na maior parte do tempo é editora na Amarcord; nas outras horas é poeta, produtora cultural e estuda poesia e linguagem no século XXI;
✰ entre os participantes do clube, durante o evento, sortearemos o próximo livro da Miranda (ainda a ser lançado).
SOBRE O LIVRO
“Às vésperas do seu aniversário de quarenta e seis anos, uma artista quase famosa decide cruzar os Estados Unidos de carro, de Los Angeles a Nova York, em uma viagem que mudaria sua vida para sempre. No entanto, trinta minutos depois de se despedir do seu marido e da sua criança, ela sai da rodovia e se hospeda em um motel. Entre quatro paredes, uma jornada completamente inesperada se inicia e novas maneiras de desejar e de ser surgem em epifanias nada ortodoxas.”
CLUBE DE LEITURA PRESENCIAL
sábado, 12 de abril ⋅ das 16h às 17h
na Livraria da Travessa do Shopping Leblon - Rio de Janeiro (Av. Afrânio de Melo Franco, 290 − loja 205A)
inscreva-se para receber por email o invite do encontro.
PARA COMPRA DO LIVRO: compre no site da editora com o cupom SALVO20 (até 28/03) ou, se preferir, compre pela Amazon com nosso link.
quer adiantar as próximas leituras?
confira os títulos dos clubes no meses seguintes:
maio: A LANTERNA DAS MEMÓRIAS PERDIDAS, de Sanaka Hiiragi
📚 como funciona nosso clube de leitura
todo mês divulgamos o título do livro para o próximo encontro, você se inscreve de graça e, na data e no horário marcados, realizamos o bate-papo. basta acompanhar se a edição é virtual ou presencial. a conversa é bem informal, tipo uma mesa de bar, vale muito a pena participar.
📱 já faz parte do nosso grupo do telegram?
temos um grupo no Telegram em que você pode ficar por dentro de todos os encontros, bastidores e ter acesso à nossa comunidade de leitoras/es: entre aqui.
a salvo pode dividir uma parte do acervo com você. funciona assim: uma vez por mês, através dessa news, publicamos a lista de livros, novos ou usados. você preenche o formulário indicando o seu preferido: quem responder mais rápido recebe em casa o título que escolheu, pelos correios. lembrando que 50% dos livros são destinados preferencialmente a apoiadores e 50% dos livros são para o público em geral. antes de participar, leia o regulamento. boa sorte!
não é sorteio, leva quem for mais rápido no gatilho e tiver seguido as regras indicadas no regulamento. a página fica disponível por 24h. todos os participantes são avisados por e-mail assim que o resultado sair.
lendo
[NANÁ] lendo muitas coisas ao mesmo tempo, mas ainda assim não resisti e comecei NA VOZ DELA (editado pela Companhia das Letras), da Alba de Céspedes, mesma autora de CADERNO PROIBIDO, que foi um dos melhores livros que li ano passado. é simplesmente espetacular, com posfácio da Elena Ferrante, aliás, dá pra entender o quanto a Alba influenciou a sua obra. recomendo fortemente;
[CAROL] O VENTO SABE O MEU NOME, livro mais recente de Isabel Allende, publicado pela Bertrand Brasil (do Grupo Editorial Record) e o escolhido para o nosso clube do mês de março. é um novelão, que dá vontade de saber o que vai acontecer! são histórias paralelas, que têm o tema da imigração forçada como centro. a primeira já me pegou! teve uma cena que senti as emoções no meu estômago, duro! se a intenção dela foi que o leitor sentisse a claustrofobia da separação, ela conseguiu. acho que eu nunca tinha lido/visto nada que mostrasse o comecinho do que foi o holocausto, quando ainda não se sabia o porvir. quando a pessoa saia pra trabalhar e nunca mais voltava e havia cheiro de tragédia coletiva no ar.
vendo
[NANÁ] eu e Carol ficamos obcecadas com a série ADOLESCÊNCIA, disponível na Netflix. falamos bastante a respeito dela em um episódio que ainda vai ao ar, mas queremos você assista pra poder ouvir sem spoilers;
[CAROL] THE WHITE LOTUS, na Max. a terceira temporada se passa na Tailândia. o jogo de extremos e paradoxos continua, a visão crítica dos mais ricos também, bem como as ironias humanas. a produção é um papa Emmy! criada, roteirizada e dirigida por Mike White, estreou em julho de 2021 e recebeu 20 indicações ao Emmy, vencendo dez, incluindo melhor antologia. a segunda temporada, na Itália, entrou no ar em dezembro de 2022 e conseguiu 23 indicações, incluindo melhor série de drama; levou 5 estatuetas no total.
🎥 quer saber que filmes a salvo está assistindo?
segue a gente no Letterboxd! não sabe o que diabos é isso? hahaha. vamos chamar carinhosamente de "a rede social dos cinéfilos", em que você pode dar nota e listar os filmes que já assistiu, salvar aqueles que deseja ver, além de acompanhar as recomendações dos seus amigos.
ouvindo
[NANÁ] recentemente a gente descobriu que a Fernanda Lima não só era ouvinte do salvei, como ainda indicou para uma amiga. eu não pude resistir a puxar um papo com ela e falarmos sobre nossos podcasts. comecei a ouvir a segunda temporada (já está na terceira) do ZEN VERGONHA PODCAST, que fala sobre o "homem pausa", um termo criado por ela para discutir o universo masculino. eu destaco o EPISÓDIO 3: SE CUIDA, que fala da dificuldade dos homens de irem ao médico. ela traz um exemplo pessoal e dolorido e especialistas para comentar. me lembrou muitas pessoas que eu conheço e achei um serviço de utilidade, muito necessário;
[CAROL] ouvindo: ep 129 do podcast da 451 MHz NA AMAZÔNIA COM MÁRIO DE ANDRADE. em 1927, o escritor paulista Mário de Andrade embarcou em uma expedição de 69 dias do “Amazonas até o Peru, pelo Madeira até a Bolívia e por Marajó até dizer chega”, como diz o subtítulo de O turista aprendiz, o diário da viagem, que só seria publicado postumamente, em 1976. nos 80 anos da morte de Mário (em 25 de fevereiro de 1945), um episódio especial conta por que a viagem e este livro se tornaram marcos da cultura brasileira. Mário não queria que fosse publicado, mas ganhamos muito em desobedecê-lo.
follow this girl
esse mês, a dica é dupla. conheça as curadoras por trás do projeto @icantaffordthisbutmaybeshecan: Malika Favre, artista francesa; e George Wu, diretora criativa britânica, duas amigas próximas e amantes de cores. antes de falar sobre elas, é legal apresentar o projeto, que começou como uma lista de compras de longa distância e lentamente se transformou em um espaço dedicado à beleza nos campos da moda, arquitetura, design de interiores etc. além da conta do instagram, elas possuem uma newsletter.
o trabalho de Malika Favre (@malikafavre) é puramente vetorial e entre os espaços negativos, os efeitos ótimos e os jogos de perspectivas, costuma se esconder a figura feminina, que se transformou numa constante em suas ilustrações. ela assinou quase uma dezena de capas da The New Yorker e trabalhou com grandes marcas e publicações.
George Wu (@george_wu_) é diretora criativa e designer britânica por trás da marca de guarda-chuvas Para Para (@para.para.world), que propõe uma reinterpretação lúdica e elegante de um objeto cotidiano, com o lema bringing joy to bad weather.



essa news foi escrita por @nastachadeavila, @luizatolini e @carolineholder.