com o ano caminhando pro fim, chegou a hora de olhar pra frente: queremos saber o que você gostaria de ler no clube em 2026. na news deste mês, abrimos a caixa de sugestões e também celebramos as boas histórias que cruzaram nosso caminho.
tem MINIGUIA DE TÓQUIO com o roteiro de locações do filme DIAS PERFEITOS, comentários sobre os últimos filmes assistidos, uma análise de O OLHO MAIS AZUL que mereceu destaque extra, e um lembrete: setembro é mês de ORAÇÃO PARA DESAPARECER, da Socorro Acioli, leitura escolhida a muitas mãos pela comunidade salvo.
MINIGUIA: Tóquio
Para aqueles com mentes inquietas e curiosas, fascinados por camadas e mais camadas de coisas, sabores, gostos e costumes, que nunca seremos capazes de entender completamente, Tóquio é deliciosamente desconhecível. Tenho certeza de que poderia passar o resto da minha vida lá, aprender o idioma e ainda morrer felizmente ignorante.
o que você quer ler no clube em 2026?
criamos um formulário rápido pra você sugerir um livro que gostaria de ver no nosso clube de leitura para o 1º semestre de 2026. sabe aquele título que sempre vem à cabeça quando alguém pede uma boa dica de leitura ou aquele título que está na sua estante esperando pra ser lido? é esse mesmo.
✨ os critérios:
precisa ser de ficção;
ter menos de 350 páginas;
pode ser de autor(a) brasileiro ou internacional, contemporâneo ou clássico.
com as sugestões, vamos escolher os livros que vão guiar as nossas próximas conversas.
nossa escolha para o clube de setembro tem sido amplamente recomendada por nossa comunidade de leitores: ORAÇÃO PARA DESAPARECER, de Socorro Acioli, tem a história centrada na saga de uma mulher que, sem memória e sem identidade, passa a lutar para reconstruir sua vida e sua ancestralidade, com elementos de realismo fantástico.
SOBRE O LIVRO
“Cida, uma mulher sem identidade nem memória, reconstrói pouco a pouco uma nova vida em um lugar completamente desconhecido. Jorge encontra nessa misteriosa estrangeira uma paixão inesperada, que recria o que não parece provável. Do outro lado do Atlântico, Joana é o fantasma de um amor há muitos anos perdido por Miguel. Quando os quatro personagens se entrecruzam no tempo em busca de respostas para as próprias angústias, se deparam também com uma trama fantástica sobre magia, ancestralidade e pertencimento."
CLUBE DE LEITURA REMOTO
terça-feira, 23 de setembro ⋅ das 20h às 21h
inscreva-se para receber por email o invite do encontro.
PARA COMPRA DO LIVRO: compre pela Amazon com nosso link.
quer adiantar as próximas leituras?
confira os títulos dos clubes em 2025:
outubro | O CONTO DA ILHA DESCONHECIDA, de José Saramago
novembro | A ÁRVORE MAIS SOZINHA DO MUNDO, Mariana Salomão Carrara
dezembro | RECESSO DO CLUBE
📚 como funciona nosso clube de leitura
todo mês divulgamos o título do livro para o próximo encontro, você se inscreve de graça e, na data e no horário marcados, realizamos o bate-papo. basta acompanhar se a edição é virtual ou presencial. a conversa é bem informal, tipo uma mesa de bar, vale muito a pena participar.
📱 já faz parte do nosso grupo do telegram?
temos um grupo no Telegram em que você pode ficar por dentro de todos os encontros, bastidores e ter acesso à nossa comunidade de leitoras/es: entre aqui.
a salvo pode dividir uma parte do acervo com você. funciona assim: uma vez por mês, através dessa news, publicamos a lista de livros, novos ou usados. você preenche o formulário indicando o seu preferido: quem responder mais rápido recebe em casa o título que escolheu, pelos correios. lembrando que 50% dos livros são destinados preferencialmente a apoiadores e 50% dos livros são para o público em geral. antes de participar, leia o regulamento. boa sorte!
não é sorteio, leva quem for mais rápido no gatilho e tiver seguido as regras indicadas no regulamento. a página fica disponível por 24h. todos os participantes são avisados por e-mail assim que o resultado sair.
lendo
[NANÁ] geralmente não trago os títulos do clube de leitura pra essa sessão, porque nosso momento de mergulho é no encontro. mas O OLHO MAIS AZUL, de Toni Morrison, entrou na minha lista de melhores de todos os tempos. no romance, acompanhamos a desconstrução subjetiva de Pecola, menina negra de 11 anos que deseja ter olhos azuis, como os da Shirley Temple. Morrison estrutura a narrativa a partir de duas vozes, uma adulta, outra infantil, pra revelar as camadas de violência simbólica e estrutural que atuam sobre o corpo e a identidade da personagem. a protagonista não apenas sofre a rejeição da sociedade branca, mas também a de sua própria comunidade, já condicionada a um olhar racista. em vez de oferecer uma redenção, a autora opta por um final fragmentado, onírico e devastador. alerta gatilho: é um livro pesado;
[CAROL] HORAS AZUIS, de Bruna Dantas Lobato publicado pela Companhia das Letras. minha leitura preferida deste ano! filha e mãe estão separadas e tentam se manter no dia a dia uma da outra por chamadas de vídeo. é sobre amor, solidão, imigrantes… tudo costurado por essa relação tão delicada e voraz.
vendo
[NANÁ] me diverti bastante com MAGIC FARM, disponível na MUBI. o filme acompanha um grupo de nova-iorquinos que chega a uma cidadezinha no interior da Argentina em busca de um cantor folclórico com um coelho na cabeça e, ao perceber o engano, resolve criar uma pauta fake com os próprios moradores. enquanto improvisam entrevistas e conteúdos falsos, ignoram completamente que a região sofre há décadas com doenças causadas por agrotóxicos — um tema real, urgente, que daria outro tipo de documentário. o filme tem a sua beleza, especialmente pra quem transita entre espanhol e inglês. destaque pros belos looks da Chloë Sevigny, pra estética saturada da diretora argentina Amalia Ulman (fiquei obcecada por ela) e a trilha de cumbia eletrônica que tempera as ruas empoeiradas dos confins da América Latina.
___
recentemente descobri mais uma pérola da marca, além do incentivo à leitura: com mais de 15 anos e 29 episódios exclusivos, a MIU MIU WOMEN’S TALES é a mais antiga plataforma de comissionamento de curtas-metragens desenvolvidos por mulheres. incluindo nomes conhecidos Alice Rohrwacher, Miranda July, cada conto é um mundo belo e relevante habitado pela imaginação idiossincrática das mulheres. dou destaque a THE WEDDING SINGER'S DAUGHTER, dirigido por Haifaa Al-Mansour.[CAROL] com atraso, assisti MICKEY 17 na HBO Max e gostei demais. é do mesmo diretor de PARASITA, Bong Joon Ho. não acho que seja o melhor dele, mas vale ver a ironia escrachada nessa produção.
🎥 quer saber que filmes a salvo está assistindo?
segue a gente no Letterboxd! não sabe o que diabos é isso? hahaha. vamos chamar carinhosamente de "a rede social dos cinéfilos", em que você pode dar nota e listar os filmes que já assistiu, salvar aqueles que deseja ver, além de acompanhar as recomendações dos seus amigos.
ouvindo
[NANÁ] adoro quando o @tomaschiaverini, que já participou do salvei, oferece uma pauta MUITO inesperada. em A MÃE DE TODAS AS DORES, como é a vida de alguém que precisa lidar com a cefaleia em salvas, doença crônica rara que causa uma das maiores dores que um humano pode sentir. eu nunca tinha ouvido falar e fiquei impressionada com as entrevistas.
___
ouvindo muito as novas playlists que a Marina Giustino (@ninajuice) fez pra salvo. ela é Pesquisadora de Moda e Comportamento, vive em Lisboa, e tem o ouvido sempre atento ao que pulsa de novo na música:
[CAROL] queria muito ter ido ao show de THUNDERCAT, que minha colega de trabalho de 20 e poucos anos me apresentou. como não pude, fiquei trabalhando ao som dessa música e divido agora com você: aqui.
follow this girl
Solmaz Saberi (@solsnack) é daquelas descobertas que dão vontade de correr pra cozinha na mesma hora. 😋
fotógrafa e diretora de formação, ela hoje conta histórias através da comida, e o melhor: faz isso de um jeito todo cinematográfico, com cortes diferentões e muito humor.
tem uma newsletter com receitas, o Solsnack (acesso só pra assinantes), mas no YouTube e no Instagram dela já dá pra se perder entre receitas belíssimas e muitas delas fáceis.



essa news foi escrita por @nastachadeavila, @luizatolini e @carolineholder.