ok, começamos com um título apelativo, kkkk, mas era pra você prestar atenção mesmo. fizemos uma parceria tão massa pro próximo clube presencial que, na compra do livro com nosso cupom de desconto, você ganha vários mimos. entre eles, o famoso botton.
não mora no Rio de Janeiro e gostaria do cupom pra ganhar os mimos? fala com a gente.
clube de leitura salvo + hg + carambaia
atenção: clube presencial à vista! 📎
foi bom demais nosso encontro em março. tivemos casa cheia e queremos mais uma rodada, quem vai?
além do encontro presencial, tem cupom de desconto com direito a mimos para INSCRITOS: 10% off na compra do livro e kit da parceria inédita @salvoconteudo + @historiaguardada + @carambaia: saquinho, lápis, marcador de página, post-it e botton.
→ SOBRE O LIVRO: A honra perdida de Katharina Blum
“Breve e extraordinariamente contundente, ‘A honra perdida de Katharina Blum’ trata dos mecanismos de difamação e violência psicológica a que estão submetidos cidadãos comuns mesmo em democracias estabelecidas como a Alemanha Ocidental dos anos 1970. Um relato seco que, se nunca perdeu fôlego, ganha novas dimensões com as atuais culturas do cancelamento e das fake news. A atualidade e precisão são um desdobramento coerente da obra do autor, Heinrich Böll (1917-1985), prêmio Nobel de Literatura de 1972 e dono de uma percepção crítica e impiedosa de seu tempo.” na dúvida sobre comprar o livro? assista a esse vídeo super interessante.
CLUBE DE LEITURA PRESENCIAL
17/06, das 16h às 17h
na Livraria da Travessa do Shopping Leblon (Av. Afrânio de Melo Franco, 290)
salvete recomenda
no último encontro presencial foi possível conhecer muita gente ao vivo e a cores. uma dessas pessoas foi a @ale.de.blasi, escritora, roteirista e filmmaker. naquele dia, todos os participantes saíram do encontro com um livro de presente do caixa alta. a Ale nos escreveu dizendo que tinha adorado o livro. aproveitamos a oportunidade e a convidamos para escrever uma resenha a respeito de Uma dor perfeita. você confere o resultado aqui (com direto a fotos feitas no nosso estúdio):
aos prantos no metrô
o clube de leitura de abril sobre "Aos prantos no mercado", da coreana-americana Michelle Zauner, rendendeu muito assunto. não só isso, rendeu esse texto incrível da @elidevecchi, que morou na Ásia por um tempo e se sentiu conectada não exclusivamente pela gastronomia retratada no livro, mas pelo tema relação mãe-filha, entre outros detalhes.
já faz parte do nosso grupo do telegram? 📚
temos um grupo no Telegram em que você pode ficar por dentro de todos os encontros, bastidores e ter acesso à nossa comunidade de leitoras/es: entre aqui.
✨ caixa alta: programa de incentivo à leitura✨
a salvo pode dividir uma parte do acervo com você. funciona assim: uma vez por mês, através dessa news, publicamos a lista de livros, novos ou usados. você preenche o formulário indicando o seu preferido: quem responder mais rápido recebe em casa o título que escolheu, pelos correios. confira o regulamento completo.
preencha o formulário, quem sabe você dá sorte:
não é sorteio, leva quem for mais rápido no gatilho e tiver seguido as regras indicadas no regulamento. a página fica disponível por 24h. todos os participantes são avisados por e-mail assim que o resultado sair.
lendo
[CAROL] a 451 deste mês está muito maravilhosa, tem um texto sobre literatura infantil, que na verdade é mais universal impossível; fala sobre a finitude e como não sabemos lidar com isso, seja pelo pânico do luto, seja pela aflição em envelhecer. amei. o livro é O pato, a morte e a tulipa, da Companhia das Letras. um trechinho do artigo:
“Hanami é uma palavra japonesa que aprendi há alguns anos e que nomeia um costume tradicional do Japão voltado à contemplação da beleza das flores, em especial a da sakura, a flor de cerejeira. Embora belíssimas, criando paisagens densas e delicadas, essas flores costumam ter vida bem curta, em especial se comparada com a nossa. Por isso, a alegria de sua chegada também vem misturada ao anúncio de sua partida, e o hanami, mais do que um reconhecimento da beleza do florescimento, passa a ser também o da beleza da efemeridade.”
[NANÁ] nunca tinha lido nada a respeito, mas visto muitas fotos pelo instagram sobre Uma separação, de Katie Kitamura. estou lendo e curtindo bastante, lembra Esboço, da Rachel Cusk. um suspense que tem início com o fim de um casamento: a protagonista viaja para Grécia atrás do marido. ela está decidida a pedir o divórcio, mas não o encontra no hotel em que teoricamente estaria hospedado. passa alguns dias em uma paisagem árida, tentando descobrir o que aconteceu, retratando algumas análises sobre os habitantes locais.
vendo
[CAROL] comecei a famosa "Marvelous Mrs. Maisel" de forma despretensiosa na Amazon Prime e gostei. boas risadas, humor rápido, crítico e como pano de fundo a NYC dos anos 1950. cheia de críticas ao patriarcado, a série mostra uma mulher conseguindo enxergar o próprio talento quando a trave da moral e dos bons costumes sai dos seus olhos.
[NANÁ] achei Cinco diabos, um dos mais recentes lançamentos da MUBI, interessantíssimo. não quero dar spoilers, pois é melhor assistir sem saber nada, mas se fosse um livro seria um suspense de realismo fantástico. Adèle Exarchopoulos é simplesmente uma deusa.
[NANÁ] ainda no tema "Aos prantos no mercado", assisti no cinema, fora do Brasil, a Riceboy Sleeps. percebi muitos pontos em comum com o livro: mãe-imigrante-coreana-que-adoece. não gosto de indicar filme sem estar disponível via streaming, mas achei lindo demais. dá pra você colocar na lista do just watch: quem sabe alguma distribuidora compra os direitos por aqui. ou ainda, vai que você manja das piratarias da internet. hahaha
[NANÁ] não tanto pelo roteiro ou história ficcional, mas pelas curiosidades do mundo dos vinhos, acho que vale a pena assistir à nova série da AppleTV+: Gotas divinas. ensina até a degustar: utilidade pública.
[NANÁ] se você gosta de acompanhar o Festival de Cannes como eu, recomendo seguir o @filmesdochico, que está fazendo uma cobertura despojada e interessante.
quer saber que filmes a salvo está assistindo?
segue a gente no Letterboxd! não sabe o que diabos é isso? hahaha. vamos chamar carinhosamente de "a rede social dos cinéfilos", em que você pode dar nota e listar os filmes que já assistiu, salvar aqueles que deseja ver, além de acompanhar as recomendações dos seus amigos.
ouvindo
[CAROL] a rádio novelo é uma coisa, né? que dom pra contar histórias. amei o episódio “linha do tempo”, só a introdução já me deixou encantada. a nossa ideia de tempo por vezes é bem traiçoeira, o presente fica bem encurralado entre passado e futuro, né?
fiz aqui o top três do podcast: Linha do tempo, Entre nós e Narradores não confiáveis.
[NANÁ] vixe! ia indicar justamente um dos episódios da Rádio Novelo que a Carol comentou! a primeira história de Linha do tempo é contada por, digamos, uma webfriend da salvo. Maria Clara (@mariaclaravillas) é Gerente de Marketing da @editoraaleph e já trabalhou em parceria com a gente. para além da história incrível, ela também tem uma news que é uma das minhas favoritas por aqui:
[NANÁ] a última sessão de fotos para o clube de leitura, aquela em que nos prestamos até a imprimir um jornal pra ilustrar, foi toda produzida no embalo dessa playlist maravilhosa:
cupom de desconto para site da cia
fazemos parte do programa "Clubes de Leitura Parceiros Companhia das Letras”, por isso temos um cupom de 30% que pode ser interessante para você: CLUBES23MAIO30 (válido até 10/06/2023, às 23h55, não é cumulativo a outras promoções já disponíveis no site, pode ser aplicado apenas na compra de livros físicos, o desconto não será aplicado ao valor do frete, e não é válido para lançamentos dentro de 30 dias)
Essa news foi escrita por @nastachadeavila e @carolineholder.
aaii, amei que indicaram a newsletter! obrigada, queridas 💛 viva as webamizades 💛
descobri agora o trabalho de vocês e já amo! toda a força e continuem com o bom trabalho!