esse mês estamos cheias de novidades para compartilhar:
☺ estamos muito felizes que o nosso time está crescendo e duas novas integrantes se juntaram à equipe. um salve e sejam bem-vindas!
☺ além disso, em parceria com a Livraria Janela, vamos fazer uma edição do salvei ao vivo na Flip, mais detalhes sobre o encontro nessa edição.
☺ no dia 05/12 acontece o curso Shakespearianas: As mulheres em Shakespeare, com a Nara Vidal. as vendas já estão liberadas, vamos?
ah! conforme anunciamos no último encontro, os clubes de leitura voltam só em janeiro e de forma remota. você pode adiantar as leituras comprando com desconto pela @doispontos com o cupom SALVEI:
janeiro: Morte em suas mãos, Ottessa Moshfegh
fevereiro: Afetos ferozes, Vivian Gornick
março: Assombrações, Domenico Starnone
☺ estamos preparando uma grande surpresa para dezembro: um evento especial de fim de ano. mais detalhes em breve. 👀
curso com Nara Vidal
convidamos você a participar desta experiência, parceria entre salvo, Editora Relicário e Nara Vidal. o curso é baseado na pesquisa para o mais novo livro da escritora Nara Vidal, que acaba de ser lançado: Shakespearianas: As mulheres em Shakespeare.
→ SOBRE O LIVRO: “As Shakespearianas”
já parou pra pensar se Julieta se apaixonou por Romeu ou pela ideia de se libertar daquela família? e que Cleópatra era uma mulher poderosa, independente sexual e financeiramente, e que sua autonomia teve grande influência nas atitudes das pessoas com que ela se relacionava? e o que dizer de Lady Macbeth, em luto pela morte de um filho: era mesmo uma vilã manipuladora?
são inúmeras as camadas sobre essas e outras personagens femininas. afinal, como diria o próprio Bardo, ‘entre o céu e a terra existe muito mais do que imagina nossa vã filosofia’.
CURSO COM NARA VIDAL
terça-feira, 05 de dezembro de 2023 ⋅ das 19h às 21h30
o ingresso inclui: curso “Shakespearianas: As mulheres em Shakespeare” + livro “Shakespearianas” + poster/sobrecapa, marcador e cartão postal + frete
🎟️ 10% de desconto para salvetes com o cupom SALVO
📼 não poderá assistir ao vivo? o curso será gravado e estará disponível para alunas e alunos, por tempo determinado;
🚚 frete válido exclusivamente para o território brasileiro;
🌎 está fora do Brasil? basta solicitar o e-book;
📖 caso você já possua o livro e não queira presentear outra pessoa com o livro, poderá escolher outro título da Relicário em valor equivalente.
salvei ao vivo na flip🎙️
vamos fazer uma edição ao vivo do podcast salvei na Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), em parceria com a Janela Livraria.
nossa convidada especial será a Martha Ribas, uma das sócias da Janela, empreendedora da Cultura e da Educação, cocriadora da @amapalab, uma das diretoras do @lerconecta, além de curadora e consultora do Sindicato Nacional dos Editores de Livros e da Bienal do Livro Rio.
ah! vai ser sem gravação e sem transmissão: um encontro presencial mesmo. como sempre, vamos falar sobre livros, filmes, revistas, playlists, séries, podcasts e muito mais.
📅 participe
25/11 (sábado), das 15h às 16h
Casa de Marilda - Rua Tenente Francisco Antônio, 309 (antigo N°26)
23970-000 Paraty, RJ
adicione o evento no seu calendário para não esquecer, basta clicar aqui.
já faz parte do nosso grupo do telegram? 📚
temos um grupo no Telegram em que você pode ficar por dentro de todos os encontros, bastidores e ter acesso à nossa comunidade de leitoras/es: entre aqui.
✨ caixa alta: programa de incentivo à leitura✨
a salvo pode dividir uma parte do acervo com você. funciona assim: uma vez por mês, através dessa news, publicamos a lista de livros, novos ou usados. você preenche o formulário indicando o seu preferido: quem responder mais rápido recebe em casa o título que escolheu, pelos correios.
antes de preencher o formulário, leia o regulamento. boa sorte!
não é sorteio, leva quem for mais rápido no gatilho e tiver seguido as regras indicadas no regulamento. a página fica disponível por 24h. todos os participantes são avisados por e-mail assim que o resultado sair.
lendo
[CAROL] ‘quem matou meu pai’, de Édouard Louis (Todavia): li numa sentada no meu café preferido. parece um expresso, curto e intenso. na linha da autoficção, o autor francês conta pra gente como foi a relação com o pai, fazendo um paralelo com o país e a classe social na construção humana. eu achei simples e real; gostei demais da reflexão sobre o quanto dos nossos pais e da gente têm de interferência da dureza da vida. e o quanto a política interfere diretamente nas classes mais pobres. uma mudança de benefício social feita pelo presidente francês Sarkozy, por exemplo, teve o peso do mundo inteiro pra uns, e nem coça pra outros. pra mim foi disruptivo pensar sobre isso. é encantador como o autor consegue criar uma ligação com a gente, nos capturar pra história e pro tempo no qual os acontecimentos desenrolam e tão poucas páginas. mérito de uma ótimas escrita e história.
[NANÁ] agora que o nosso podcast salvei tem 7 episódios no ar, percebi que o povo gosta quando compartilhamos newsletters, então resolvi sugerir duas da mesma gênia, a escritora Gaía Passarelli: Tá Todo Mundo Tentando / Guia Paulicéia. criadas em 2012, ambas estão no Substack e desde setembro/23 são apenas para apoiadores. os assinantes recebem uma porção de emails exclusivos por mês, todos assinados pela autora, incluindo guias especiais de roteiro cultural de São Paulo (às quintas), crônica inédita (às sextas) e curadoria de filmes/livros/musica (1x por mês). essa dica é interessante também para quem quer ter a sua própria newsletter — Gaía faz parte de diferentes programas internos do Substack e é uma referência no assunto. como ela é webfriend da salvo, bem pedi um cuponzíneo de 25% de desconto caso você queira experimentar.
estamos loucas pra ler
uma seleção da Livraria Dois Pontos
use o cupom SALVEI e ganhe 15% de desconto no catálogo da livraria
MATA DOCE, de Luciany Aparecida
um épico bem brasileiro, é um livro sobre uma comunidade no sertão nordestino que parece encerrar o dilema do mundo todo: a luta de classes, a morte, a esperança, a injustiça e o amor. uma história tradicional que ganha um contorno moderno e feminista. pra quem gostou de Torto Arado.
BRANCURA, de Jon Fosse
pouca gente conhecia o norueguês que venceu o Nobel e desbancou nomes mais conhecidos por aqui, como Haruki Murakami e Margaret Atwood. mas o prêmio Nobel de Literatura, além de premiar nossos autores preferidos, também é uma chance de abrir o olhar para autores incríveis. e este breve romance lançado pela editora Fósforo, é uma excelente porta de entrada para a sua obra.
O LIVRO BRANCO, de Han Kang
doloroso e profundo, é um livro diferente sobre o luto pela ausência de uma irmã que a autora nunca chegou a conhecer. sobre as perdas que estão sempre ligadas a nosso entorno, e a profunda consciência de que tudo está ligado. da mesma autora de A VEGETARIANA.
QUER RECEBER MAIS DICAS, CONTEÚDOS E DESCONTOS EXCLUSIVOS?
assine a newsletter da Livraria Dois Pontos.
vendo
[CAROL] Depois da cabana (Netflix): suspense alemão com tudo que tem direito e mais um pouco. roteiro redondo, boas surpresas e, mesmo lembrando O quarto de Jackie, tem muitos elementos inéditos na história. achei interessante um terceiro personagem, que parecia ser sobrenatural, mas, na verdade, é a voz de comando do trauma, do abusador, que não sai da cabeça, mesmo ao fugir do cativeiro.
[NANÁ] peguei essa dica na ~ salvo espanhola ~ (ler a sessão ‘follow this girl’ dessa news pra entender) e AMEI. Nada, disponível no Star+, é uma série criada por Mariano Cohn e Gastón Duprat, os mesmos diretores dos ótimos "Un ciudadano ilustre", "El Encargado" e "Competencia oficial". uma comédia ambientada no cenário gastronômico de Buenos Aires, composta por cinco episódios, que conseguiu reunir Luis Brandoni e Robert De Niro, amigos há quatro décadas. dei um berro quando o De Niro aparece tomando un buén mate porteño. e a cena do lomo «a caballo» (con dos huevos fritos encima), quase desmaiei.
🎥 quer saber que filmes a salvo está assistindo?
segue a gente no Letterboxd! não sabe o que diabos é isso? hahaha. vamos chamar carinhosamente de "a rede social dos cinéfilos", em que você pode dar nota e listar os filmes que já assistiu, salvar aqueles que deseja ver, além de acompanhar as recomendações dos seus amigos.
ouvindo
[CAROL] a ‘news vai sem tempo mesmo’ sugeriu que lêssemos a última edição ouvindo uma música da trilha da série cangaço novo, na Amazon prime. e as músicas são realmente ótimas companhias. deixo pra vocês a delicadeza sonora de Alice Carvalho cantando a clássica “espumas ao vento”.
[NANÁ] uma dica um tanto esquisita: o novo podcast português Coisa que nem edifica nem destrói, cujo título é inspirado numa frase de Machado de Assis. a descrição do programa é algo como ‘experiência social em que Ricardo Araújo Pereira fala sozinho ou com convidados durante bastante tempo sobre assuntos que o entusiasmam muito mas talvez não interessem a mais ninguém'. "Isto é o podcast de um chato. Talvez seja bom avisar já". o primeiro episódio começa falando da relação íntima do humor com a melancolia e termina com o professor Abel Barros Baptista analisando Memórias póstumas de Brás Cubas, em que nosso famoso defunto autor, na posição de morto, encontra-se totalmente livre para ser engraçado. achei diferentão.
criativos, maratonistas de série, leitores, cinéfilos e loucos por podcasts apoiam a salvo
pra poder manter essa curadoria de conteúdo mais viva do que nunca a gente precisa de você. incentive mulheres, incentive a cultura. a partir de R$ 10 mensais, nosso time agradece: catarse.me/salvo
follow this girl
Cecilia Camacho (@cecilecollage) é publicitária, nascida em Barcelona e diretora criativa e estratégica do CC/studio, um estúdio criativo de conteúdo para empresas. descobrimos seu perfil através da CC/magazine, uma revista online independente, especializada em conteúdos de arte, design, cultura, destinos, tendências, inovação e viagens.
quando vimos o feed da revista pela primeira vez, pensamos que parece uma versão espanhola da salvo, kkkkkk, então fica a dica pra você seguir também.
Essa news foi escrita por @nastachadeavila e @carolineholder.