como já devem saber, em outubro a Naná entrou oficialmente de licença e, com isso, tivemos algumas novidades por aqui:
a Marina Giustino (@ninajuice) — pesquisadora de moda e comportamento e nossa colaboradora em playlists e conteúdos — assume temporariamente a news no lugar da Nastacha. a partir dessa edição, ela compartilha o que anda lendo, vendo e ouvindo, além de duas novas playlists fresquinhas pra salvo.
também estreamos uma nova editoria com curadoria da esperançando, feita por Joanna Nascimento (@joannarmn): achados culturais, cursos, estreias e ideias que valem o clique. aproveita pra conferir a última edição.
aproveitando o gancho das editorias, um spoiler: novembro reserva novidades no instagram da salvo e, em breve, novas descobertas por lá.
também em novembro, teremos o último clube do ano, mas os próximos já estão a caminho e retornam em janeiro, inclusive, com edições presenciais (mais detalhes em breve 👀).
vem ver o que preparamos na news desse mês.
como já mencionamos, a nossa escolha para o clube de novembro chega com um gostinho especial: será o último encontro do ano. o livro escolhido é A ÁRVORE MAIS SOZINHA DO MUNDO, de Mariana Salomão Carrara, vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura. “com uma prosa ao mesmo tempo corrosiva e calorosa, que destila um humanismo inabalável, o livro é o retrato de um país que encobre — de norte a sul — as suas mazelas mais profundas.”
SOBRE O LIVRO
“Em uma pequena roça no Sul do país, a vida segue o seu curso. O cultivo do tabaco dá sustento a Guerlinda, Carlos e seus filhos, que dia após dia enfrentam as oscilações da natureza, esguichando venenos e adubando as vergas para que as folhas cresçam e atinjam a qualidade ideal. Na angústia da espera ― e em meio a investidas das poderosas empresas que dominam o mercado fumicultor ―, ainda é preciso decifrar os códigos da infância e da adolescência e aprender a complexa linguagem do amor.”
CLUBE DE LEITURA REMOTO
sábado, 29 de novembro ⋅ das 16h às 17h
inscreva-se para receber por email o invite do encontro.
PARA COMPRA DO LIVRO: compre pela Amazon com nosso link.
quer adiantar as próximas leituras?
dezembro | RECESSO DO CLUBE
janeiro | TRISTE TIGRE, de Neige Sinno
fevereiro | COMETERRA, de Dolores Reyes
março | OREO, de Fran Ross
abril | MAU HÁBITO, de Alana Portero
maio | ORBITAL, de Samantha Harvey
junho | SOBRE A TERRA SOMOS BELOS POR UM INSTANTE, de Ocean Vuong
📚 como funciona nosso clube de leitura
todo mês divulgamos o título do livro para o próximo encontro, você se inscreve de graça e, na data e no horário marcados, realizamos o bate-papo. basta acompanhar se a edição é virtual ou presencial. a conversa é bem informal, tipo uma mesa de bar, vale muito a pena participar.
📱 já faz parte do nosso grupo do telegram?
temos um grupo no Telegram em que você pode ficar por dentro de todos os encontros, bastidores e ter acesso à nossa comunidade de leitoras/es: entre aqui.
a salvo pode dividir uma parte do acervo com você. funciona assim: uma vez por mês, através dessa news, publicamos a lista de livros, novos ou usados. você preenche o formulário indicando o seu preferido: quem responder mais rápido recebe em casa o título que escolheu, pelos correios. lembrando que 50% dos livros são destinados preferencialmente a apoiadores e 50% dos livros são para o público em geral. antes de participar, leia o regulamento. boa sorte!
não é sorteio, leva quem for mais rápido no gatilho e tiver seguido as regras indicadas no regulamento. a página fica disponível por 24h. todos os participantes são avisados por e-mail assim que o resultado sair.
duas novas playlists no ar!
a nossa curadora Marina Giustino (@ninajuice) preparou não uma, mas duas viagens sonoras pra salvar nos favoritos.
na alma flamenca, o convite é pra entrar no compasso do olé! — uma imersão no universo vibrante do Flamenco. do legado eterno de Paco de Lucía, Camarón de la Isla, Enrique Morente e Tomatito à energia da nova geração que está a reinventar o Flamenco, como Yerai Cortés, Israel Fernández, Rosalía (claro!), C. Tangana e María José Llergo. vem ouvir.
em groove árabe, o mergulho é nas sonoridades do mundo árabe, inspirada pelo selo Habibi Funk. um mapa sonoro que atravessa Líbano, Egito, Palestina, Marrocos, Líbia, Argélia, Síria, Sudão, Mauritânia e Yemen. escute aqui 🎧
[a Nastacha de Avila está de licença-maternidade. por isso, até dezembro, a @ninajuice entra pra compartilhar dicas com a @carolineholder]
lendo
[CAROL] encantada pela revista APARTAMENTO. aliás, o universo das revistas é demais, né? acabei de chegar de NYC, e se perder pelas edições nas livrarias é um deleite - caro - tanto que não arrematei nenhuma, a cada ida eu lia um capítulo! a que trago aqui me conquistou por apresentar contos de dois grandes autores, que inclusive já lemos no clube: Claudia Durastanti e Alejando Zambra. a edição #34 tá linda e recheada.
[NINA] recentemente adquiri em um site de segunda mão o livro STREET STYLE, escrito pelo antropólogo Ted Polhemus. é um registro histórico fascinante sobre o nascimento das tribos urbanas ao longo do século XX e o impacto delas na Cultura Pop e na Moda. tenho me interessado bastante pelas conexões entre Moda e Música e como essas duas expressões se alimentam e se fortalecem mutuamente.
também estou lendo a nova edição de NOITES TROPICAIS, do Nelson Motta. um verdadeiro clássico: uma viagem pela história da Música Brasileira do século XX, com relatos e memórias do próprio Nelson, que acompanhou de perto o nascimento da Bossa Nova, da Jovem Guarda, da MPB, do Tropicalismo e por aí vai… pra quem ama uma boa fofoca musical, esse livro é um prato cheio: bastidores, encontros improváveis e histórias curiosas.
vendo
[CAROL] os voos se salvam por causa dos filmes, né? vi metade na ida e o restante na volta de THE FRIEND. ai como é lindo. com dois atores que gosto muito no elenco, Naomi Watts e Bill Murray. eles vivem grandes amigos, sendo ela meio que pupila dele na universidade (os dois são professores e escritores). eis que ele morre de repente, um trauma pra ela e, de herança, ela tem de cuidar do cachorro dele. tudo em meio a um aluguel em Manhattan que não permite cachorros. as cenas externas são lindas, com a cidade contracenando o tempo todo. estou monotemática, eu sei, mas essa cidade tira meu fôlego. é muita arte, literatura, música, prédios icônicos, respiro verde e uma gastronomia arrebatadora.
[NINA] no último final de semana, assisti ao documentário A VIZINHA PERFEITA na Netflix, e fiquei muito impactada pela história. o filme é inteiramente construído a partir de imagens captadas pelas bodycams da polícia, o que dá uma sensação de realismo impressionante. ao longo do doc, essas gravações ajudam a reconstruir um crime ocorrido em um subúrbio da Flórida, envolvendo uma briga entre vizinhas. mais do que um caso isolado, ele expõe temas profundamente enraizados na cultura estadunidense como o porte de armas e a ideia de “legítima defesa”, escancarando o racismo estrutural e a desigualdade no tratamento pela justiça.
🎥 quer saber que filmes a salvo está assistindo?
segue a gente no Letterboxd! não sabe o que diabos é isso? hahaha. vamos chamar carinhosamente de “a rede social dos cinéfilos”, em que você pode dar nota e listar os filmes que já assistiu, salvar aqueles que deseja ver, além de acompanhar as recomendações dos seus amigos.
ouvindo
[CAROL] jazz é gostoso demais, né? assisti a uma apresentação puxada por um músico brasileiro, mas que vive em NYC há anos. ao lado de nova-iorquinos conhecidos na seara musical de lá, o repertório improvisado nos agraciou com melodias de Bossa Nova, e eita que mistura linda. o show foi no Smalls Jazz Club, localizado no charmoso Greenwich Village. ficou famoso por dar espaço a novos artistas. fomos neste dia pra ver Ricardo Grilli, na guitarra. deixo de sugestão a página dele no Spotify pra uma boa música.
[NINA] ouvindo o novo álbum da Sophia Chablau e do Felipe Vaqueiro, o HANDYCAM. ambos já tinham projetos paralelos conhecidos na cena indie brasileira, ela à frente da banda Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo, e ele da Tangolo Mangos. essa união resultou em um disco muito potente, com músicas lindas, como JÁ NÃO ME SINTO TÃO SÓ e CINEMA TOTAL.
também tenho ouvido bastante os artistas do selo de música árabe Habibi Funk, que resgata pérolas funk e groove dos anos 70 e 80. inclusive, recentemente criei uma playlist pra salvo inspirada na sonoridade do selo, já citada anteriormente aqui na news. já ouviram? :)
follow this girl
Carol Moraes (@cazevedor), portuguesa que transforma o feed em um manual de combinações de estampas de um jeito bem característico. estética super bold, cheia de listras (que aliás lembram até a salvo), definitivamente não economiza nas cores nem nas ideias, bem como gostamos.
ela já saiu no @historiasdecasa (um perfil que compartilha histórias de casas e apartamentos, destacando como cada espaço reflete a personalidade e o cotidiano dos moradores), mostrando a sua, bem maximalista, cheia de móveis coloridos e peças autênticas.
perfeita pra seguir quando você quer referências estéticas e visuais riquíssimos de personalidade.



essa news foi escrita por @carolineholder, @ninajuice e @luizatolini.







