vem aí o tradicional salvo awards
clube de leitura, achadinhos na black friday e mais
dezembro chegando logo mais, o que significa que teremos em breve duas tradições muito aguardadas por aqui:
um episódio especial do salvei, previsto pra ir ao ar em 23/12, reunindo todos os apresentadores para eleger o que de melhor lemos, vimos e ouvimos em 2025.
o nosso salvo awards, previsto para a última semana de dezembro, quando elegemos os grandes destaques do ano. já conferiu a edição de 2024?
🛍️ seguimos também de olho na Black Friday, garimpando os descontinhos na Amazon que valem a pena (tem lista de achados da salvo mais adiante).
pra completar, vamos comentar uma novidade linda do universo literário paulistano: um mapa recém-lançado que celebra livrarias de rua da cidade.
o nosso retorno depois do recesso de dezembro é um livro que aguardávamos muito, então já estamos nos antecipando para divulgá-lo. vale comentar que não é um livro fácil, aborda temas sensíveis e pode ser emocionalmente desafiador.
o escolhido para janeiro então é TRISTE TIGRE, de Neige Sinno — uma obra que vem reverberando desde 2023, ganhando destaque e prêmios como o Femina, o Goncourt dos Estudantes e o Prêmio Strega Europeu. já estávamos de olho nesse título desde a mesa com a autora na FLIP deste ano, quando ouvimos um pouco sobre a potência que atravessa o livro. foi somente agora, em 2025, que o título chegou ao brasil em tradução de Mariana Delfini e publicada pela Editora Record. a gente aproveita essa chegada fresca para abrir o próximo ano.
SOBRE O LIVRO
“Esta não é exatamente uma narrativa sobre uma criança abusada. É um estudo íntimo, sensível, violento e sincero. Uma escrita cirúrgica capaz de revelar, a um só tempo, o poder e a impotência da literatura diante do horror. Dos sete aos catorze anos, Neige Sinno foi estuprada pelo padrasto. Aos dezenove, depois de deixar a casa na qual vivia em condições precárias com a família, ela quebra o pacto de silêncio e conta à mãe sobre os abusos. Ambas denunciam o padrasto pelos crimes cometidos, iniciando um processo judicial que o condena a nove anos de prisão. A violência que a devastou em um período tão constitutivo de sua vida é elaborada nas páginas de Triste tigre, que traduzem décadas de reflexão profunda até chegar à compreensão fugidia de algo inominável, navegando entre memórias vívidas e turvas, documentos e conversas.”
CLUBE DE LEITURA REMOTO
terça-feira, 27 de janeiro ⋅ das 20h às 21h
inscreva-se para receber por email o invite do encontro.
PARA COMPRA DO LIVRO: compre pela Amazon com nosso link.
quer adiantar as próximas leituras?
dezembro | RECESSO DO CLUBE
janeiro | TRISTE TIGRE, de Neige Sinno
fevereiro | COMETERRA, de Dolores Reyes
março | OREO, de Fran Ross
abril | MAU HÁBITO, de Alana Portero
maio | ORBITAL, de Samantha Harvey
junho | SOBRE A TERRA SOMOS BELOS POR UM INSTANTE, de Ocean Vuong
📚 como funciona nosso clube de leitura
todo mês divulgamos o título do livro para o próximo encontro, você se inscreve de graça e, na data e no horário marcados, realizamos o bate-papo. basta acompanhar se a edição é virtual ou presencial. a conversa é bem informal, tipo uma mesa de bar, vale muito a pena participar.
📍achamos um tesouro literário em SP
encontramos essa preciosidade lá no Instagram — o @mapalivrariasderua_sp compartilhou o lançamento do MAPA DAS LIVRARIAS DE RUA DE SÃO PAULO, uma iniciativa que nasceu do desejo de registrar e celebrar a força das livrarias independentes da cidade. o projeto reúne 37 livrarias, cada uma ilustrada e mapeada como parte desse circuito afetivo do livro. o mapa físico, com tiragem de 40 mil exemplares, começou a ser distribuído a partir de 24 de novembro nas próprias livrarias participantes e em eventos literários. também tem versão digital em PDF para download no site oficial.
imaginem uma edição do Rio de Janeiro? queremos!
📱 já faz parte do nosso grupo do telegram?
temos um grupo no Telegram em que você pode ficar por dentro de todos os encontros, bastidores e ter acesso à nossa comunidade de leitoras/es: entre aqui.
saímos recentemente em uma das nossas newsletters favoritas, VAI SEM TEMPO MESMO. a Vivi, que escreve a news, viu no nosso Instagram a receita de macarrão mediterrâneo e resolveu reproduzir diretamente de Nova Iorque. claro que a gente amou. deixamos o post abaixo para vocês conferirem a receita e, quem sabe, também se inspirarem. 🍝🤌
a salvo pode dividir uma parte do acervo com você. funciona assim: uma vez por mês, através dessa news, publicamos a lista de livros, novos ou usados. você preenche o formulário indicando o seu preferido: quem responder mais rápido recebe em casa o título que escolheu, pelos correios. lembrando que 50% dos livros são destinados preferencialmente a apoiadores e 50% dos livros são para o público em geral. antes de participar, leia o regulamento. boa sorte!
não é sorteio, leva quem for mais rápido no gatilho e tiver seguido as regras indicadas no regulamento. a página fica disponível por 24h. todos os participantes são avisados por e-mail assim que o resultado sair.
planejando fazer umas comprinhas de Black Friday?
então vale dar uma passada na nossa lojinha da amazon: reunimos ali vários achadinhos da salvo — desde livros que amamos ou que já apareceram por aqui, até alguns dos títulos que vão entrar nos clubes de leitura de 2026, além de outros achadinhos úteis (ou apenas belos). inclusive, se você for comprar qualquer cacareco na Bezos store, fica a dica amiga: use o mesmo link da nossa lojinha.
não custa nada pra você e ajuda muito a gente.
[como já deve saber, a Nastacha de Avila está de licença-maternidade. por isso, até dezembro, a @ninajuice entra no lugar da Naná pra compartilhar dicas com a @carolineholder]
lendo
[CAROL] indico a reportagem NO PRINCÍPIO ERA MANHATTAN, da revista Piauí. cancelado, mas ainda na ativa, Woody Allen chega aos 90 anos. a matéria é costurada com as tentativas de começar o longa MANHATTAN, filme-síntese do diretor, de 1979. fala sobre a vida e a obra dele, sem deixar de lado a polêmica envolvendo a relação amorosa com a filha adotiva e as acusações de abuso sexual.
[NINA] recentemente, uma amiga voltou do Japão e me trouxe a última edição da revista POPEYE, uma das minhas favoritas quando o assunto é estilo de vida, moda e cultura. a cada mês, a revista mergulha fundo em um tema específico. as publicações japonesas têm esse lance do hiperfoco, né? elas conseguem fazer uma edição inteira só sobre chapéus ou meias, por exemplo 😂. e a edição de dezembro da POPEYE traz uma curadoria de filmes icônicos do século XXI, a partir de 2001, escolhidos pelos editores e por convidados especiais. a curadoria é sensacional e traz dos clássicos indie ao mainstream, passando por falas memoráveis, curiosidades e diretores célebres. tem uma parte que é toda dedicada ao Christopher Nolan, por exemplo. dica: como a revista é em japonês, estou lendo tudo com a ajuda do Google Lens, que traduz o texto para o português em tempo real enquanto aponto a câmera do celular.
vendo
[CAROL] totalmente dependente de PLURIBUS, na Apple TV. antes de começar a ver, li que seria melhor começar sem ler a sinopse e sem saber NADA sobre a série. obedeci e valeu a pena, então não quero estragar a experiência de vocês. só quero dizer que é muito boa, vale a pena dar uma chance ao cartaz amarelo ovo e se perder nas teorias que podem vir à cabeça a cada episódio. é do mesmo criador de BREAKING BAD e BETTER CALL SAUL. numa entrevista ao G1, Vince Gilligan disse criou o personagem há oito anos (era pra ser um homem), mas depois que conheceu a atriz Rhea Seehorn durante as filmagens de BETTER CALL SAUL, percebeu que o papel era pra ela. pra quem gosta de maratonar, segura, porque entra um episódio por semana.
[NINA] eu fiquei viciada em OS DONOS DO JOGO, SIM, com licença. não tem como negar: maratonei tudo em dois dias e agora estou sedenta pela segunda temporada. inclusive, eu aposto que vocês também ficaram comparando os personagens da ficção com os de VALE O ESCRITO. 😅
aproveitando, nas últimas semanas bateu uma nostalgia e resolvi assistir à continuação de uma série que me marcou muito anos atrás: MERLÍ (infelizmente não encontrei em nenhum catálogo nesse momento). para quem não conhece, é uma produção catalã sobre a relação entre um professor de filosofia e seus alunos adolescentes. a última temporada terminou em 2018, mas eu só descobri agora que criaram uma sequência focada em um dos personagens, que entra para a faculdade de filosofia inspirado pelo antigo professor: MERLÍ. SAPERE AUDE. a nova fase acompanha sua descoberta da sexualidade, a relação com a família, com os amigos e seu processo de amadurecimento.
🎥 quer saber que filmes a salvo está assistindo?
segue a gente no Letterboxd! não sabe o que diabos é isso? hahaha. vamos chamar carinhosamente de “a rede social dos cinéfilos”, em que você pode dar nota e listar os filmes que já assistiu, salvar aqueles que deseja ver, além de acompanhar as recomendações dos seus amigos.
ouvindo
[CAROL] inspirada pelo salvei, e principalmente por Élide, amiga e co-apresentadora do podcast, consertei minha vitrola e estou curtindo meus vinis. que delícia a música, não? e eu queria indicar um álbum específico, que é o meu disco preferido: INTRODUCING… THE BEATLES. é possível ouvir essa maravilha no spotify. são 12 faixas, as minhas preferidas são LOVE ME DO e P.S. I LOVE YOU.
[NINA] tenho ouvido bastante o álbum de estreia do cantor pernambucano Phylipe Nunes Araújo. as letras e as melodias são lindas e suaves, um som com aquele jeitinho retrô, levemente ruidoso e caseiro, uma delícia de ouvir! outro álbum maravilhoso que acabou de sair é PEQUENA VERTIGEM DE AMOR, do paulistano Sessa. a musicalidade dele é simplesmente impecável e ele também carrega esse quê de nostalgia retrô que remete à sonoridades clássicas da MPB.
follow this girl
Mila Aparicio (@soymila.aparicio) é argentina, designer e criadora de conteúdo. seu perfil traz conteúdos inspiradores, esteticamente impecáveis, com uma pitada de design artesanal. foi destaque na revista Para Ti com a matéria “DEPTO #8: EL DEPARTAMENTO ‘HEARTMADE’DE MILA APARICIO“, em que compartilhou detalhes da sua casa descrita como um “projeto en constante evolución”, onde cada reforma e toque pessoal transformam o espaço em um verdadeiro lar. uma fonte de referências visuais, combinando estilo próprio com criatividade e sensibilidade estética.
recentemente, Mila lançou o CASA VIVA, um projeto que nasce da convicção de colocar o corpo, a escuta e a energia a serviço da transformação dos espaços, e dos processos internos que vêm junto. a proposta é simples e poderosa: “ordenamos, depuramos y reacomodamos tu espacio para que deje de ser ruido y empiece a acompañarte.” mudanças estratégicas, gentis, sem modas e sem Pinterest. vale conhecer.



essa news foi escrita por @carolineholder, @ninajuice e @luizatolini.







