viciadas em podcasts, resolvemos criar o que a gente achava que estava faltando: um apanhado quinzenal de dicas testadas, com filmes, séries, playlists, livros, revistas e experiências que valem a pena. com esse propósito surge o salvei, o podcast de cultura da salvo, com tudo pronto pra você salvar.
os episódios vão ser divididos em três blocos principais, tal como fazemos nessa news: o que estamos lendo, vendo e ouvindo. e, pra melhorar o papo, sempre que possível, teremos a presença de mais um(a) integrante. o episódio piloto estará disponível nas plataformas de áudio em agosto.
a primeira convidada é a psicanalista Amanda Villas-Bôas (@amandavbs), que já contribuiu com algumas resenhas para a salvo, além de ter participado do primeiro episódio do ex-libris, nosso podcast de literatura, sobre Escute as feras. aliás, esse é o episódio mais ouvido até hoje!
gostou? então, temos outra novidade: agora você pode apoiar nosso trabalho, pra podermos continuar criando conteúdo de qualidade em todos os nossos produtos: podcast, newsletter, clubes de leitura, entrevistas, resenhas e belíssimas fotos.
é só entrar no catarse.me/salvo pra dar sua contribuição. nosso time agradece. <3
clube de leitura salvo + hg + harper collins
atenção: clube presencial à vista! 📎
já tá virando tradição (eba!) vamos pra nossa terceira edição do clube no Rio de Janeiro. o escolhido é o lançamento ‘A herança dos bem-aventurados', da nigeriana Ayòbámi Adébáyò (@ayobamidebayo). uma parceria entre salvo, @historiaguardada e @harpercollinsbrasil. em seu segundo romance de tirar o fôlego, a autora de 'Fique comigo’ ilumina a Nigéria como o palco de uma narrativa sobre a divisão entre os miseráveis e os abastados, e a humanidade compartilhada que vive no meio.
preparamos uma surpresa: a participação de Lara Berruezo (@lara_b) que trabalhou na edição do livro. ela é editora dos selos HarperCollins, no que tange livros literários e o Clube do Crime, e HarperKids. editou obras de autores como Sylvia Plath, Roxane Gay, Valter Hugo Mãe, Elif Shafak e Vigdis Hjorth.
p.s. se você é participante dos clubes on-line, não se preocupe, em setembro e em outubro os encontros serão remotos.
→CLUBE DE LEITURA PRESENCIAL
sábado, 26 de agosto de 2023 ⋅ das 16h às 17h
inscreva-se para receber por email o invite do encontro.
CUPOM DE DESCONTO PARA COMPRA DO LIVRO: cupom de 40% de desconto SALVOHG40: neste link. aproveite para adquirir também Fique comigo, da mesma autora e com o mesmo desconto. caso prefira ler o e-book por R$ 35,90, compre por este link. condições válidas de 26/07 a 26/08/23.
como funciona nosso clube de leitura
todo mês divulgamos o título do livro para o próximo encontro, você se inscreve de graça e, na data e no horário marcados, realizamos o bate-papo. basta acompanhar se a edição é virtual ou presencial. a conversa é bem informal, tipo uma mesa de bar, vale muito a pena participar.
já faz parte do nosso grupo do telegram? 📚
temos um grupo no Telegram em que você pode ficar por dentro de todos os encontros, bastidores e ter acesso à nossa comunidade de leitoras/es: entre aqui.
✨ caixa alta: programa de incentivo à leitura✨
a salvo pode dividir uma parte do acervo com você. funciona assim: uma vez por mês, através dessa news, publicamos a lista de livros, novos ou usados. você preenche o formulário indicando o seu preferido: quem responder mais rápido recebe em casa o título que escolheu, pelos correios. antes de preencher o formulário, leia o regulamento. boa sorte!
não é sorteio, leva quem for mais rápido no gatilho e tiver seguido as regras indicadas no regulamento. a página fica disponível por 24h. todos os participantes são avisados por e-mail assim que o resultado sair.
lendo
[CAROL] Mesmo rio, primeiro romance de Elisama Santos publicado pela editora Record. autora dos best-sellers Conversas corajosas, Por que gritamos e Educação não violenta, estreia na ficção escancarando relações familiares. me lembrou muito Herança e testamento, que lemos no clube da salvo. na obra norueguesa, a narradora rompe com a família por décadas e uma morte a faz encarar aquelas pessoas novamente. tal qual Mesmo Rio, no qual Rita está há anos sem falar com a mãe. e daí já parto pra querer saber o que houve nessa relação. é um livro que mostra como uma mesma mãe ressoa pra cada filho, porque assim como ninguém pode se banhar duas vezes no mesmo rio, é impossível ser a mesma mãe pra todos os filhos. psicanálise na veia, do jeito que eu AMO. como já diria o finado calcinhha larga: Freud, corre aquiii.
[NANÁ] Atmos é uma revista com publicação bi-anual, em inglês, cujo objetivo é elevar a consciência coletiva em torno da sustentabilidade e o futuro de nosso planeta. em cada volume da revista ela foca em um elemento diferente de nossa relação com a Terra, desde os mais recentes avanços em recursos neo-naturais até ecossistemas em colapso e a natureza do ser humano. achei incrível o mix de design inovador, narrativas profundas e imagens impactantes. ah, o instagram da revista também é babado. se você não interessa pelos temas, vale ao menos pela estética deslumbrante.
vendo
[CAROL] Amor e morte, HBO Max. você gosta de true crime? sim? então, bora nessa porque essa história é a mais improvável; e pelas mãos de David E. Kelley e Lesli Lank ficou bem contada demais. imagina uma cidade pacata do Texas, final dos anos 70, começo dos 80.
família de classe média alta, criando o comercial de margarina nos subúrbios de casas grandes e dois filhos, com atividades na igreja pra dar uma movimentada, coral, cultos, churrascos. eis que, surprise, uma das donas de casa sente um tédio absurdo. sabe claustrofobia? pois bem, e pra romper aquele marasmo, ela decide o quê? ter um caso.
e é hilário, sim! porque é metódico igual a todos os schedules que ela tem na vida. e quem é ela? Candy, solar, lindamente vivida por Elizabeth Olsen. o elenco é maravilhoso, trilha sonora, abertura (lembra muito big little lies, é do mesmo criador), diálogos, roteiro, tem tribunal que eu amo, parênteses, colchetes e chaves pro advogado que cresce muito na trama e é uma atração à parte. e onde entra o crime? olha, não quero contar e não procure a história real antes de assistir aos 7 episódios de muita qualidade disponível pra você! enjoy it!
[NANÁ] foi graças à dica do @filmesdochico que assisti a Blondi, no Prime Video. “Não tem nenhum adulto em casa?", pergunta uma mãe que procura a filha a Blondi, como todo mundo chama a personagem de Dolores Fonzi. Ela, por sinal, ainda acordando, não sabe bem o que responder como se, por um momento ou a vida toda, tivesse esquecido que já é maior de idade há bastante tempo. Esta cena resume bem o espírito deste filme, uma comédia dramática, mais comédia do que dramática, sobre uma mulher que foi mãe aos 15 anos, o que determinou toda sua vida: não apenas a relação muito especial que desenvolveu com o filho, com quem divide festinhas, amigos e substâncias proibidas, mas com o resto da família e o mundo em si.” menção honrosa para a personagem da avó, chamada Pepa, tem um quê de Almodóvar. adorei. :)
quer saber que filmes a salvo está assistindo?
segue a gente no Letterboxd! não sabe o que diabos é isso? hahaha. vamos chamar carinhosamente de "a rede social dos cinéfilos", em que você pode dar nota e listar os filmes que já assistiu, salvar aqueles que deseja ver, além de acompanhar as recomendações dos seus amigos.
ouvindo
[CAROL] olha, tá ficando chato. todo podcast que ganha as ondas do meu coração chega ao fim ou muda de formato pra nunca mais eu amar, e eu tento. muito que bem, na trilogia dos podcasts maravilhosos que deram adeus, eis o ‘Cinema na varanda’. a despedida tá massa e como eles não conseguem sair de mansinho, ainda entregaram pra gente um ‘Barbenheimer’:
[NANÁ] sou muito fã de Rádio Escafandro, apesar de que nem sempre me encanto pelas histórias da quinzena. mas quando temos uma preciosidade como essa, que ainda envolve cinema, é preciso compartilhar. em um episódio improvável, mergulhamos em uma análise psicanalítica da figura aventureira criada pelo personagem Indiana Jones. desde as origens do herói, sobre como ele encantou gerações, como é misógino e imperialista. um dos convidados é psicanalista e também tem um podcast incrível.
[NANÁ] como não amar um episódio sobre meu cineasta favorito? com um livro de poemas inspirado nos filmes de Pedro Almodóvar chamado "La ley del deseo", o poeta Fabrício Corsaletti conversa com a psicanalista Vera Iaconelli sobre a obra do cineasta espanhol, como as mulheres aparecem como personagens centrais do mesmo modo que o desejo e a maternidade.
follow this girl
fazia tempo que não tínhamos essa sessão por aqui, mas voltando então a compartilhar mulheres maravilhosas que nos inspiram. a musa da vez se chama Delfina Carmona, fotógrafa e diretora de arte nascida em Buenos Aires, atualmente vivendo em Berlim.
com formação no mundo do teatro e uma carreira em fotografia profissional, ela se dedica às artes visuais e à fotografia criativa: pequenos cenários e performances, autorretratos, composições com objetos, cores vibrantes, reflexos e sombras. será que somos almas gêmeas? <3
cupom de desconto para site da cia
fazemos parte do programa "Clubes de Leitura Parceiros Companhia das Letras”, por isso temos um cupom de 30% que pode ser interessante para você: CLUBES23JUL30 (válido até 09/08/2023, às 23h55, não é cumulativo a outras promoções já disponíveis no site, pode ser aplicado apenas na compra de livros físicos, o desconto não será aplicado ao valor do frete, e não é válido para lançamentos dentro de 30 dias)
Essa news foi escrita por @nastachadeavila e @carolineholder.