o próximo trimestre reserva muitas novidades. Naná vai sair de licença a partir de outubro e não só teremos novas vozes para cobrir a sua breve ausência, mas mais conteúdo inédito para nossa plataforma de descobertas.
NOVA VOZ NA SALVO NEWS
a Marina Giustino (@ninajuice), pesquisadora de moda e comportamento, nossa colaboradora em playlists, conteúdos (ela até já participou do salvei), assume temporariamente a news no lugar da Nastacha. a partir da próxima edição, ela vai dividir com você o que anda lendo, vendo e ouvindo.
O AGENTE SECRETO E O GESTO DE FAZER MEMÓRIA
publicamos em collab um texto inédito da salvete Fabíola Amaral (@fabiolaamaral) sobre o novo filme do Kleber Mendonça. Fabíola atua há mais de quinze anos em comunicação e marketing, escrevendo a partir do encontro entre cinema, literatura e filosofia. você lê a crítica completa nesta edição.
ESPERANÇANDO NA SALVO
a partir de 6 de outubro, a curadoria esperançando — criada e mantida por Joanna Nascimento (@joannarmn) — passa a ter um espaço no nosso feed do instagram. quinzenalmente, ela vai compartilhar por lá achados culturais, cursos, estreias e ideias que valem o clique. as edições completas também seguem sendo publicadas no Linkedin e no Substack dela. veja esse exemplo.
tudo isso enquanto seguimos com os clubes de leitura, podcast, miniguias e mais. ah, e claro que vamos manter nossos conteúdos mais esperados: a foto dessa edição já é um spoiler da sessão de fotos pro salvo awards. veja aqui a edição do ano passado para entender melhor.
vem com a gente :)
O AGENTE SECRETO e o gesto de fazer memória
o cinema é poderoso. toda escolha do que se filma e do que se silencia é ato político. escrever sobre O AGENTE SECRETO, abrir rodas de conversa em torno dele, é acreditar na força do cinema nacional. e isso importa muito.
excepcionalmente, os clubes de outubro e novembro serão realizados aos sábados, com a mediação da Carol Holder. ambos acontecerão de forma remota, à tarde.
para outubro, escolhemos um pequenino livro de um autor imenso: José Saramago é o único escritor de língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel de Literatura. com seu estilo inconfundível — frases longas, pontuação ousada e diálogos que se misturam à narrativa —, O CONTO DA ILHA DESCONHECIDA é um texto curto que condensa importantes questões como a crítica à história de Portugal; a oposição entre o conhecido e o desconhecido; a desconstrução dos papéis de gênero e a jornada interior. é deste livro, inclusive, que vem a célebre frase: “É necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não saímos de nós”.
SOBRE O LIVRO
“Um homem vai ao rei e lhe pede um barco para viajar até uma ilha desconhecida. O rei lhe pergunta como pode saber que essa ilha existe, já que é desconhecida. O homem argumenta que assim são todas as ilhas até que alguém desembarque nelas. Entre desejar um barco e tê-lo pronto para partir, o viajante vai de certo modo alterando a idéia que faz de uma ilha desconhecida e de como alcançá-la, e essa flexibilidade com certeza o torna mais apto a obter o que sonhou.”
CLUBE DE LEITURA REMOTO
sábado, 25 de outubro ⋅ das 16h às 17h
inscreva-se para receber por email o invite do encontro.
PARA COMPRA DO LIVRO: compre pela Amazon com nosso link.
quer adiantar as próximas leituras?
confira os próximos clubes até junho de 2026:
novembro | A ÁRVORE MAIS SOZINHA DO MUNDO, Mariana Salomão Carrara
dezembro | RECESSO DO CLUBE
janeiro | TRISTE TIGRE, de Neige Sinno
fevereiro | COMETERRA, de Dolores Reyes
março | OREO, de Fran Ross
abril | MAU HÁBITO, de Alana Portero
maio | ORBITAL, de Samantha Harvey
junho | SOBRE A TERRA SOMOS BELOS POR UM INSTANTE, de Ocean Vuong
📚 como funciona nosso clube de leitura
todo mês divulgamos o título do livro para o próximo encontro, você se inscreve de graça e, na data e no horário marcados, realizamos o bate-papo. basta acompanhar se a edição é virtual ou presencial. a conversa é bem informal, tipo uma mesa de bar, vale muito a pena participar.
📱 já faz parte do nosso grupo do telegram?
temos um grupo no Telegram em que você pode ficar por dentro de todos os encontros, bastidores e ter acesso à nossa comunidade de leitoras/es: entre aqui.
a salvo pode dividir uma parte do acervo com você. funciona assim: uma vez por mês, através dessa news, publicamos a lista de livros, novos ou usados. você preenche o formulário indicando o seu preferido: quem responder mais rápido recebe em casa o título que escolheu, pelos correios. lembrando que 50% dos livros são destinados preferencialmente a apoiadores e 50% dos livros são para o público em geral. antes de participar, leia o regulamento. boa sorte!
não é sorteio, leva quem for mais rápido no gatilho e tiver seguido as regras indicadas no regulamento. a página fica disponível por 24h. todos os participantes são avisados por e-mail assim que o resultado sair.
lendo
[NANÁ] acabou de sair pela todavia O DESABAMENTO, de Édouard Louis. fruto do primeiro casamento de sua mãe, o irmão de Louis é o mais velho dos cinco filhos. logo nas primeiras linhas, o narrador afirma não ter sentido nada ao saber da morte do irmão:
”Não senti nada quando soube que meu irmão tinha morrido;nem tristeza, nem desespero, nem alegria, nem prazer. Recebi a notícia como se ouvisse a previsão do tempo ou como se escutasse alguém contando sobre sua tarde no supermercado. Eu não o via fazia quase dez anos. Não queria mais vê-lo."
mais um livro para devorar e que ele promete ser o último sobre sua família. resta saber quais serão seus próximos temas;[CAROL] news QUERIA SER GRANDE, MAS DESISTI o que é bacana quando o assunto é leitura, da Bárbara Bom Angelo. ela faz uma lista com dicas/conselhos sobre a leitura. eu gostei, achei super útil e bem-humorado. tem desde ler os livros que compramos a emprestar nossos exemplares de coração aberto - sem o excesso de zelo, até não programar tanto as próximas leituras para poder se perder em desejos do momento.
eu achei a cara do que fazemos e oferecemos na salvo. amei
vendo
[NANÁ] tudo faz sentido quando vemos o nome de Jason Bateman como diretor de BLACK RABBIT: a nova série da Netflix usa parte da equipe de OZARK para criar um novo thriller criminal. a relação dos dois irmãos é o núcleo de toda a série: Jake, vivido por Jude Law, é o dono de um restaurante em ascensão, enquanto Vince (Jason Bateman) desperdiça oportunidades e relacionamentos com apostas, crimes e drogas. eles voltam a se encontrar em Nova Iorque, onde se passa a trama, quando Vince precisa de ajuda. maratonei.
ah, achei a trilha bem interessante.[CAROL] TASK, disponível na HBO Max. estreou em setembro, daquele estilo a conta-gotas da HBO: um episódio por semana, minissérie em 7 atos. o olhar triste de Mark Ruffalo me repeliu a princípio, confesso, mas o roteiro me trouxe de volta. eu não queria um drama profundo, como aquele olhar antecipava, mas outros elementos foram me envolvendo. aqui estou, não só gostando como indicando pra vocês.
Mark Ruffalo vive, pasmem, um ex-padre que entrou pro FBI. Tom está no meio de um drama familiar fortíssimo, muito bem interpretado pelo ator, que volta a campo pra liderar uma força-tarefa. até aí, mais do mesmo, mas não é. a trama mostra ao mesmo tempo os dramas de todos os envolvidos: do agente do FBI, dos criminosos parte 1 e criminosos parte 2. de uma forma bem construída, a série vai nos entregando um pouco do inferno que cada um vive e o jeito que estão dando pra sobreviver.
o plano de fundo são os subúrbios da Filadélfia. tem luto, tem pai solo, tem adolescente precisando cuidar, tem infância, tem dor e tem acima de tudo amor, cada um no seu contexto, mas tem. complexidade humana em alto grau.
🎥 quer saber que filmes a salvo está assistindo?
segue a gente no Letterboxd! não sabe o que diabos é isso? hahaha. vamos chamar carinhosamente de “a rede social dos cinéfilos”, em que você pode dar nota e listar os filmes que já assistiu, salvar aqueles que deseja ver, além de acompanhar as recomendações dos seus amigos.
ouvindo
[NANÁ] uma das melhores descobertas musicais do ano (dica do @eduardoarndt, autor da trilha do salvei): POOL SUITE. fundada por Marty Bell, começou como uma rádio online com estética retrô e trilha de dance‑pop ensolarado. hoje a plataforma cresceu: tem app pra iOS e Android, uma newsletter chamada PALM REPORT e ainda organiza eventos — o último rolou em maio de 2025 nos EUA, mas já teve edição em Lisboa também. o site é um deleite à parte, com um visual bem anos 90.
[CAROL] maratonei ISSO NÃO É UMA SESSÃO DE ANÁLISE, com Vera Iaconelli. queria indicar os episódios com Andréia Sadi e Gregório Duvivier. como é interessante a gente conhecer as histórias das pessoas, isso nos faz entender melhor o mundo. alto nível de história humana, a costura da Vera é lacaniana, amei.
follow this girl
conhecemos a Leta Sobierajski (@letasobierajski) na newsletter I CAN’T AFFORD THIS BUT MAYBE SHE CAN. artista e designer em Nova York, ela cria composições vibrantes, coloridas, belíssimas, que combinam design gráfico, fotografia, arte e styling.
junto com Wade Jeffree, sua dupla criativa, ela co-fundou o estúdio criativo Wade and Leta, fazendo projetos desde identidades visuais até composições excêntricas. inclusive, eles têm colaborado com marcas renomadas como Adobe, Google, Herman Miller, entre outras (chique). atenção pra este site diferentão.



essa news foi escrita por @nastachadeavila, @luizatolini e @carolineholder.
duas séries novas pra ver no avião, oba! :)