recap 2023 e o que está por vir
caixa alta com pacote novo, campanha de incentivo à leitura e mais.
ultrapassamos os 2k plays no 🎧 salvei, nosso podcast de cultura, disponível nas principais plataformas, com 12 episódios;
até hoje, o caixa alta✨ (nosso programa de incentivo à leitura) já enviou 100 livros de graça a 15 estados brasileiros;
em mais de três anos de salvo, realizamos 36 edições no nosso clube de leitura 📚, somando quase 1,8k inscrições, através da nossa parceria com 11 editoras. em 2023, a aventura foi maior: realizamos 3 encontros presenciais no Rio de Janeiro;
e a salvo news 💡 não para de crescer: ultrapassamos os 2,4k assinantes.
para finalizar, o post mais esperado de 2023 bombou: confira os eleitos no salvo awards: uma seleção cuidadosamente escolhida dos melhores livros, filmes, podcasts, séries, perfis e newsletters.
obrigada por tudo! agora vamos falar de 2024:
no mês de fevereiro vamos ler AFETOS FEROZES, de Vivian Gornick, com tradução de Heloisa Jahn. foi eleito pelo New York Times como o melhor livro de memórias dos últimos 50 anos. é autoficção, com narrativa gostosa em uma NYC que não costumamos ver nos filmes.
→ SOBRE O LIVRO
"A história de um elo delicado e muitas vezes exaustivo, a crônica de uma ligação que define e limita ao mesmo tempo. O retrato de uma sociedade e de uma era em que as mulheres começaram a se tornar protagonistas de suas histórias. Gornick perambula pela Manhattan da década de 1940 com sua mãe idosa. Ao longo desses passeios repletos de lembranças, reprimendas e cumplicidades, conhecemos a história da luta de uma filha para encontrar o seu lugar e a sua voz no mundo."
CLUBE DE LEITURA REMOTO
terça-feira, 27 de fevereiro ⋅ das 20h às 21h
inscreva-se para receber por email o invite do encontro.
CUPOM DE DESCONTO PARA COMPRA DO LIVRO: AFETOSFEROZES20, pelo site da Martins Fontes Paulista — 20% de desconto, válido entre os dias 24/01 e 11/02/24.
📚 como funciona nosso clube de leitura
todo mês divulgamos o título do livro para o próximo encontro, você se inscreve de graça e, na data e no horário marcados, realizamos o bate-papo. basta acompanhar se a edição é virtual ou presencial. a conversa é bem informal, tipo uma mesa de bar, vale muito a pena participar.
nosso apoio a quem quer incentivar a leitura
a @taglivros e a @doispontos estão com uma campanha gratuita de incentivo à leitura ☺: dicas exclusivas do @emicida por email pra encaixar a leitura na rotina, além de uma entrevista sobre a relação dele com os livros. você pode saber mais aqui.
além disso, baixamos o Cabeceira para experimentar, um aplicativo de leitura, também desenvolvido pela TAG, em que é possível registrar o seu progresso na leitura atual, marcar quais obras quer ler e ainda ter o registro de todas as histórias que você já finalizou, além de outras funcionalidades. experimente!
📱 já faz parte do nosso grupo do telegram?
temos um grupo no Telegram em que você pode ficar por dentro de todos os encontros, bastidores e ter acesso à nossa comunidade de leitoras/es: entre aqui.
✨ caixa alta✨
a salvo pode dividir uma parte do acervo com você. funciona assim: uma vez por mês, através dessa news, publicamos a lista de livros, novos ou usados. você preenche o formulário indicando o seu preferido: quem responder mais rápido recebe em casa o título que escolheu, pelos correios.
antes de preencher o formulário, leia o regulamento. boa sorte!
não é sorteio, leva quem for mais rápido no gatilho e tiver seguido as regras indicadas no regulamento. a página fica disponível por 24h. todos os participantes são avisados por e-mail assim que o resultado sair.
essa resenha, escrita pela psicanalista @amandavbs, fez muito sucesso entre a comunidade da salvo. aproveita pra conferir a análise e o livro da @suzanaamorim___.
lendo
[CAROL] estou num caso de amor com o escritor francês Édouard Louis, tanto que minha primeira leitura do ano é dele: Lutas e metamorfoses de uma mulher, 112 páginas, publicado pela todavia com tradução de Marília Scalzo. depois de encontrar uma foto da mãe bem jovem, antes dos casamentos e filhos, ele mergulha em quem era aquela mulher, no rumo que a vida tomou e na volta que ela conseguiu dar, por duas vezes, na realidade. a alegria estampada naquela imagem contrasta com a lembrança que ele tinha da mãe. o autor se pergunta como uma mulher tornou-se a outra. me lembrou um poema de Cecília Meireles, 'Retrato', no qual ela começa "eu não tinha este rosto de hoje".
[NANÁ] me rendi a uma dica da própria salvo e estou lendo o amado e idolatrado "A mais recôndita memória dos homens", de Mohamed Mbougar Sarr, editado pela Fósforo. entenda o babado desse livro aqui.
cupom de desconto para site da cia
fazemos parte do programa "Clubes de Leitura Parceiros Companhia das Letras”, por isso temos um cupom de 30% que pode ser interessante para você: CLUBES24JAN20 (válido até 10/02/2024, às 23h55, não é cumulativo a outras promoções já disponíveis no site, pode ser aplicado apenas na compra de livros físicos, o desconto não será aplicado ao valor do frete, e não é válido para lançamentos dentro de 30 dias)
vendo
[CAROL] Abbott Elementary, disponível no Star+. a série coleciona indicações e prêmios. acabou de ganhar o EMMY de melhor atriz de comédia (Quinta Brunson).
é ambientada na escola infantil Abbott Elementary, na Filadélfia. a trama acompanha um grupo de professores dedicados — com diferentes níveis de experiência — no dia a dia com os estudantes. apesar das dificuldades enfrentadas pelos funcionários, que tentam lidar com a falta de recursos disponibilizados pelo governo, todos eles são apaixonados pelo que fazem e têm como objetivo ajudar, a qualquer custo(!), todos os alunos e o desenvolvimento da educação.
[NANÁ] tentei descobrir quando The Teachers’ Lounge estreia nos cinemas brasileiros, mas não descobri. como acabou de ser indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional, achei válido dar essa dica antecipada. um filme tenso, um tanto claustrofóbico, que tem como cenário exclusivamente uma escola. um prato cheio para quem trabalha no campo da educação e/ou gosta de thrillers. de uma certa forma, me lembrou A caça.
[NANÁ] dei essa sugestão ano passado no salvei, mas é sempre bom lembrar: a good movie to watch é uma plataforma que te ajuda a encontrar bons filmes nos principais streamings: "curadoria por humanos, não por algoritmos”. comece por essa lista no Netflix.
🎥 quer saber que filmes a salvo está assistindo?
segue a gente no Letterboxd! não sabe o que diabos é isso? hahaha. vamos chamar carinhosamente de "a rede social dos cinéfilos", em que você pode dar nota e listar os filmes que já assistiu, salvar aqueles que deseja ver, além de acompanhar as recomendações dos seus amigos.
ouvindo
[CAROL] clear+vivid é um podcast que tive a grata surpresa de conhecer no salvei. nossa convidada Solange Cunha nos apresentou e fiquei apaixonada. Alan Alda tem quase 90 anos e ao longo da vida coleciona trabalhos como ator, diretor e roteirista. surpreende por entrevistar tão bem.
[NANÁ] órfã de vários podcasts que acabaram, pedi recomendações. me indicaram o britânico Sweet Bobby, da Tortoise Media. não costumo ouvir podcasts de true crime, mas esse é realmente bem viciante e fala sobre um caso absurdo de catfishing (quando alguém cria uma identidade falsa na internet para aplicar golpes, fazer bullying, entre outros motivos). você escuta e corre pra internet pra ver a cara das pessoas. me lembrou um episódio excelente do Rádio Novelo Apresenta.
follow this girl
Kelsie Dayna (@kelsiedayna) é uma artista havaiana, nascida e criada em Oahu. suas ilustrações são fortemente inspiradas em sua criação local, além de muito coloridas (amamos). ela adora transmitir a diversidade das pessoas do Havaí (tal como fez na ilustração abaixo, em fundo verde, para @hawaiicommunityfoundation). no feed, compartilha seus trabalhos, seu processo criativo, com direito a participações especiais dos filhos pequenos, que são muito fofos.
Essa news foi escrita por @nastachadeavila e @carolineholder.